sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Vacinação contra aftosa na etapa de maio alcança quase 100% do rebanho

POR Jornal Somos | 14/06/2019
Vacinação contra aftosa na etapa de maio alcança quase 100% do rebanho
A

A campanha de vacinação realizada no mês de maio para imunização do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa alcançou índice parcial de 98,36%, com 21,686 milhões de cabeças imunizadas, conforme levantamento realizado até o momento pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, com base nas informações do Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás – Sidago.

 

De acordo com o presidente José Essado Neto, os números são parciais porque os escritórios locais da Agência ainda estão realizando o lançamento de declarações de vacinação entregues pelos produtores por meio físico, cujo prazo final terminou em 7 de junho. A Agrodefesa tem até o fim deste mês para encaminhar o relatório final ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Os produtores que deixaram de vacinar o rebanho e/ou vacinaram mas não apresentaram as declarações serão autuados conforme previsto na legislação. No primeiro caso, o criador inadimplente é multado em R$ 7,00 por cabeça de animal não vacinado e ainda será obrigado a fazer vacinação assistida por técnicos da Agrodefesa. Já os criadores que vacinaram, mas não apresentaram as declarações à Agrodefesa, serão multados em R$ 60,00 por propriedade não declarada.

 

Para a vacinação assistida, o produtor deverá procurar o escritório local da Agência no município em que fica sua propriedade, onde irá requerer a vacinação e também obter autorização para compra da vacina, já que a revenda só pode comercializar o produto mediante autorização da Agrodefesa. Após o período de vacinação assistida dos inadimplentes, que se desenvolve ao longo deste mês, a meta é que 100% do rebanho goiano esteja imunizado contra a aftosa, algo em torno de 22,223 milhões de cabeças.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: