quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

UTIs para Covid-19 se esgotam em três hospitais estaduais

POR | 05/07/2020
UTIs para Covid-19 se esgotam em três hospitais estaduais

Imagem: Douglas Schinatto/O Popular

N

Não há vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 em três hospitais geridos pelo governo estadual na manhã deste domingo (5). Segundo o portal da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o Hutrin, em Trindade, o Hospital Regional de Luziânia e o HCamp de Águas Lindas de Goiás têm todos os leitos críticos ocupados.

 

Conforme os números, há 85,5% de ocupação de 135 leitos exclusivos para tratamento da doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Nesta manhã, apenas 19 estavam disponíveis, sendo sete no Nasr Faiad, em Catalão, seis no Hugol, quatro no HCamp de Goiânia e dois no Hospital de Urgências de Anápolis. Nos leitos de enfermaria, há 61,64% de ocupação, com 84 disponíveis. A grande maioria dos leitos clínicos disponíveis está no HCamp Goiânia (29) e no Huana (27). Em Águas Lindas, só restam 13 camas de enfermaria, enquanto há nove no Hugol. Em Luziânia, apenas três estão desocupados. No portal não estão disponíveis os dados do HCamp e Porangatu, do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí, e do recém-inaugurado Hospital São Marcos, em Itumbiara.

 

A subida exponencial da curva de casos de infecção pelo coronavírus também está pressionando a rede privada goiana. Segundo o boletim deste sábado da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), 83,9% das UTIs das 22 instituições filiadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Catalão, estavam ocupadas.

 

A pressão sobre o sistema de saúde levou autoridades a fazerem apelos à sociedade. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), usou as redes sociais neste sábado se dirigindo às mulheres. Ele pediu para que as mulheres não sejam “vítimas da ganância de empresários” e que ajudem a “colocar juízo” na cabeça dos demais integrantes do lar.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: