sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Universitário precisa renovar Programa do Bem até final de julho

POR Jornal Somos | 19/07/2021
Universitário precisa renovar Programa do Bem até final de julho

Imagem: Pixabay/StockSnap

C

Começa hoje, segunda-feira (19) o prazo para renovação das bolsas de estudo do Programa Universitário do Bem (ProBem) e vai até o dia 31 de julho de 2021. O Programa é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Semana passada foram encerradas as novas inscrições para concorrer as bolsas que serão distribuídas (leia mais), e agora é a vez do estudante que já foi contemplados pela iniciativa que deve renovar o benefício para continuar bolsista no quadro de favorecidos para o segundo semestre letivo de 2021. A renovação deve ser realizada de forma eletrônica, por meio da Central de Informações do Bolsista .

 

 

Para renovar o benefício, os universitários precisam acessar o site ovg.org.br, clicar no banner do ProBem e seguir o passo a passo: atualizar os dados pessoais e do grupo familiar; enviar os documentos solicitados; responder à pesquisa e selecionar sua preferência de análise socioeconômica para o próximo semestre (2021/2), se pelo indicador multidimensional, com os dados do CadÚnico, ou via análise tradicional de renda realizada pela equipe do Programa. Após essa etapa, basta que o estudante assine e emita eletronicamente o Termo de Adesão.

 

 

De acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, mais que uma bolsa de estudos, o ProBem oferece a oportunidade de mudança de vida. “Todos sabemos que muitas famílias não têm condições de manter o filho em uma universidade por quatro ou cinco anos. Também sabemos que a realidade socioeconômica dessas famílias pode ser transformada por meio do estudo. Por isso, hoje, todos os bolsistas têm as mesmas chances no programa, por meio do Banco de Oportunidades”, frisa Gracinha Caiado.

 

 

Atualmente, as bolsas de estudos da OVG atendem cerca de 6 mil universitários em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. Com o novo processo seletivo, esse número chegará a 10 mil. Para manter o benefício, eles são estimulados a se envolverem em ações sociais em prol da sociedade. No último semestre, em decorrência da pandemia da Covid-19, os estudantes puderam contabilizar pontos por meio da participação em lives promovidas ou apoiadas pela OVG, pela doação voluntária de sangue ou plaquetas e por meio de cursos on-line de capacitação.

 

 

Ao longo deste período, o Banco de Oportunidade disponibilizou nove lives, além de cinco cursos on-line gratuitos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Já os bancos de sangue receberam 6.680 doações de hemocomponentes, que ajudam a salvar inúmeras vidas em todo o Estado.

 

 

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, destaca que a missão do ProBem é oferecer oportunidades aos estudantes que não têm condições de pagar pelo curso superior. “Esse é um Programa que, agora, consegue transformar efetivamente a vida dos estudantes vulneráveis de Goiás. Essa etapa de renovação é importantíssima, pois é ela que garante a continuidade do benefício para o semestre seguinte e, sucessivamente, até o fim do curso. Por isso, eu peço a cada um dos nossos bolsistas: não deixem para a última hora!”, enfatiza Adryanna.

 

 

As dúvidas sobre a renovação, Banco de Oportunidades e outras questões relativas ao ProBem podem ser esclarecidas telefone (62) 3201-9351 ou pelo WhatsApp (62) 99641-6090.

 

 

 

Fonte: Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: