sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O extremo sul de Goiás deve ser a região mais afetada.
Assim como as máscaras, é bom tornar as garrafinhas de água um acessório fiel para os próximos dias. Isso porque o Centro-Oeste goiano ficará exposto a um tempo seco e uma umidade do ar em porcentagem muito baixa, podendo ficar menor que 12% em algumas regiões de Goiás. Segundo alerta Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Para o Sul e o Sudoeste de Goiás, o INMET, assim como o CIMEHGO (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás) mantém o alerta laranja, quando a umidade está ente 20 e 12%. Já para o extremo Sul (região de Itajá, Itarumã, Cachoeira Alta, Paranaiguara e cidades próximas) o alerta muda de laranja para vermelho, que é quando a umidade está abaixo de 12%
A atenção nesse momento deve redobrada, pois de acordo com José Carlos Cintra, Pres. do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV), membro da diretoria do Sindicato Rural de Rio Verde e membro da Comissão de Prevenção a Incêndios, as geadas dos últimos dias secam a forragem da zona rural, aumentando muito o risco de incêndios em áreas florestais.
A recomendação é evitar sempre o descarte de lixo em áreas inapropriadas.
Outro ponto negativo da baixa umidade, são os danos causados a saúde. Por exemplo problemas pulmonares, o ressecamento da pele e o desconforto nos olhos, boca e nariz. O INMET aconselha ao alto consumo de líquidos, evitar atividade físicas exposto ao sol, umidificar o ambiente e usar hidratante para a pele.
A área que sofrerá com a extrema baixa umidade chega até o norte de São Paulo e Parte de Minas Gerais.
Confia a previsão de Rio Verde para o restante da semana:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero