quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Último dia para vacinação da 1ª etapa contra febre aftosa em Goiás

POR | 31/05/2022
Último dia para vacinação  da 1ª etapa contra febre aftosa em Goiás

Imagem: Divulgação/Assessoria

H

Hoje, terça-feira (31/5), está previsto que seja o último dia para vacinação da primeira etapa 2022 da campanha contra a febre aftosa, que começou no dia 1º deste mesmo mês, conforme estabelece a Portaria nº 192/2022, já publicada no Diário Oficial do Estado.

 

 

De acordo com coordenador regional da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) de Rio Verde, Giovani Bastos de Miranda, este ano por conta da inversão ficou para esta etapa a previsão em todo o estado de se imunizar aproximadamente 11 milhões de bovinos e bubalinos da faixa etária de zero a 24 meses.

 

 

Isso porque, este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inverteu a estratégia de vacinação, priorizando a imunização de bovinos e bubalinos até 24 meses na etapa de maio e, em novembro, todo o plantel de animais.

 

 

A medida abrange todos os estados que integram o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE/PNEFA): Goiás, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins. As normas estão em consonância com a Instrução Normativa nº 48/2020 do Mapa, que alinha diretrizes para o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).

 

 

A Portaria nº 192 estabelece normas também para a vacinação compulsória contra a raiva dos herbívoros (bovinos, bubalinos, equídeos, muares, asininos, caprinos e ovinos) em 121 municípios considerados de alto risco para a doença. Neste caso, devem ser imunizados todos os animais com até 12 meses de idade. A projeção da Agrodefesa é que sejam vacinados 6 milhões de animais contra a raiva.

 

 

É importante lembrar que a portaria estabelece a obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica pelas revendas de vacina, registradas e licenciadas pela Agrodefesa, tanto para imunização contra aftosa quanto para a raiva dos herbívoros dentro do período. A comercialização de vacinas deve ser feita com emissão de Nota Fiscal Eletrônica por revendas cadastradas na Agrodefesa, no período de 29 de abril a 31 de maio.

 

 

A declaração de vacinação de animais contra aftosa, bem como contra a raiva nos 121 municípios de alto risco para a doença, é obrigatória. Entretanto para este o prazo é um pouco maior podendo ir até 7 de junho, ou seja, cinco dias úteis após a conclusão da etapa.

 

 

Giovani ainda aproveita para lembrar que além dos animais vacinados, os pecuaristas precisam declarar também todos os animais existentes nas propriedades. E reforça que qualquer dúvida, a sede da Agrodefesa está a disposição para os criadores e produtores da região. Mais informações pelo telefone (64) 3621-1928.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: