sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou uma nota nesta quarta-feira (10) afirmando que, caso o bloqueio do orçamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) seja mantido, todas as atividades da instituição serão paralisadas. O bloqueio foi anunciado pelo responsável pela pasta, Abraham Weintraub, em abril deste ano, e afeta todas as Instituições Federais de Ensino (IFE).
A nota, disponível no site da universidade, afirma que a retenção de 30% do orçamento fez que com que a instituição chegasse ao final do primeiro semestre “com severas dificuldades para a manutenção das atividades”, como contratações e aquisições. O esforço tem sido para manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Ainda segundo o documento, cerca de R$ 27 milhões destinados ao custeio não estão disponíveis. Essa medida representa um déficit de 69% do orçamento previsto para o pagamento de despesas como água, segurança e limpeza. Foi afetado também o pagamento de bolsas de estudo para os estudantes de graduação e pós-graduação.
Novas medidas de redução e racionamento já são analisadas e implementadas pela universidade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero