Goiás

Turismo goiano volta a crescer e poderá se igualar ao período pré-pandemia

POR Ana Carolina Morais | 12/10/2021
img/noticias/Turismo goiano volta a crescer e poderá se igualar ao período pré-pandemia

Foto: Divulgação, via Agência Cora Coralina de Notícias

O

O Observatório da Goiás Turismo divulgou dados que apontam para o crescimento nas atividades turísticas no Brasil no mês de julho deste ano ao se comparar com o mesmo período de 2020. Em nível nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expansão registrada foi de 83%, enquanto em Goiás, no mesmo período, foi de 115,5%.

 

 

Apesar das significativas porcentagens referentes à julho, na comparação com o mês anterior, de junho de 2021, o índice brasileiro de atividades turísticas avançou apenas 0,5%, enquanto no território goiano houve uma retração de 1,9%.

 

 

Ainda assim, houve um crescimento da receita devido ao ajuste de preços de alguns serviços. Para o Observatório do Turismo, o avanço da imunização contra a Covid-19 traz mais confiança à população no quesito realização de viagens. Outro ponto de influência são as restrições nas viagens internacionais, que gera um enfoque nos destinos nacionais.

 

 

Segundo o presidente da Agência de Turismo do Estado (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, o momento da retomada do setor é o atual. “No primeiro ano tivemos muitas empresas fechando e outras com muitas dificuldades e essas três ondas que começava abrir e depois fechava prejudicou muito. Foi um ano e meio de dificuldade e desemprego e por isso é importante essa retomada agora”, assegurou.

 

 

Após a queda do turismo gerada pela pandemia, a expectativa, de acordo com Amaral, é de que o estado de Goiás tenha um ano de 2022 semelhante ou melhor do que os dados do setor registrados em 2019, período pré-pandemia.

 

 

Sobre os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, o presidente da Goiás Turismo explica que são medidas que permanecerão para a proteção de todos. “Em Goiás hoje, consideramos que as empresas estão bem preparadas para cumprirem os protocolos. As prefeituras tem contribuído muito nesse processo de retomada, mas estamos atentos, não estamos esquecendo que essa questão da sanitização e dos protocolos eles vem para ficar e não tem data para acabar. Estamos voltando com a economia reaquecendo e muito emprego sendo reativado, mas os protocolos vieram para definitivamente para ficar”.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES