sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Uma portaria imposta pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran/GO) aumenta a vida útil autorizada de veículos que fazem o transporte escolar no estado.
O prazo anterior que era de 10 anos de fabricação para ônibus e microônibus passa a ser de 15 anos e o prazo que era de 8 anos para demais veículos, como Vans e Kombis passam a ser de 10 anos.
A mudança imposta vale para todos os municípios que não possuem a gestão de trânsito municipalizada. A portaria vai atingir um total de 4.378 veículos de transporte escolar cadastrados no Departamento.
Assim, para avaliar o cumprimento das regras, os veículos serão submetidos à inspeções semestrais feitas pela Gerência de Fiscalização e de Aplicação de Penalidades do Detran/GO.
Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação, defende que a garantia da segurança do transporte de alunos deve ser uma prioridade, considerando a nova medida preocupante, achando necessário a avaliação melhor das questões técnicas de cada veículo. "A grande questão é o controle feito a cada ano e verificar se de fato os veículos tem condições de uso para aquilo que pretender", afirmou Marcos.
Outra norma é que se os ônibus e microônibus passarem dos 11 anos de circulação, passam a ter a obrigatoriedade da realização de uma terceira avaliação anual. Em relação à vans e kombis, a terceira avaliação será obrigatória após os 9 anos de vida útil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero