sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: SES-GO
De acordo com anuncio, feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o número de transplantes de órgãos e tecidos em Goiás aumentou significativamente no período de janeiro a abril de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando um aumento de 89% (259 transplantes em comparação aos 137 realizados no primeiro quadrimestre de 2022).
Desses transplantes, os de córnea registraram 107% de aumento, totalizando 193 transplantes. Já os de rins aumentaram cerca de 79%, um total de 50 intervenções, e os de medula totalizaram 12 procedimentos, um aumento de 140%. Em relação aos transplantes de fígado, o número foi o mesmo que no ano passado, dois transplantes, e os de músculo esquelético tiveram uma queda de cerca de 78%, tendo também apenas duas intervenções realizadas.
A gerente de Transplantes da SES Goiás, Katiúscia Christiane Freitas, reforçou em entrevista à imprensa, a importância do aumento. “Durante a pandemia, tivemos redução nos números de transplante em todo o país, portanto, esse crescimento é muito significativo e representa oportunidade para aqueles que aguardam pela doação como oportunidade para um novo começo”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero