sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Trabalho artesanal de detentos goianos vira documentário lançado hoje (21)

POR Wagner Filgueira | 21/07/2021
Trabalho artesanal de detentos goianos vira documentário lançado hoje (21)

DGAP

O

O lançamento está na agenda da cerimônia de aniversário da cidade de Goiás.

 

 

O trabalho de artesanato com bordados feitos por detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) da cidade de Goiás agora faz parte do projeto Cabocla Bordando Cidadania, em forma de um documentário audiovisual. Esse projeto já existe a 13 anos e gera empregos e capacitação para detentos da UPR.

 

 

Os bordados retratam a poesia de Cora Coralina, que é parte da rica cultura da cidade de Goiás, que já foi a capital do estado. O registro conta a história dos detentos que participaram das gravações e viram no projeto "Bordando Cidadania" uma nova perspectiva de vida e uma oportunidade de recomeçar a vida depois de cumprir a pena. Essa é mais uma ação cultural de reinserção social da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

 

 O documentário foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc Nº 1518/21, que destina 3 milhões de reais para o apoio a cultura em todo o Brasil.

 

 

O lançamento do documentário acontecerá as 19h30 e é muito esperado pelos coordenadores do projeto, diretores prisionais e demais envolvidos. Além disso, faz parte da agenda de comemoração do aniversário da cidade de Goiás, que completa 295 anos no próximo dia 25, mas que vai acontecer hoje, quarta-feira (21).

 

 

Atualmente o projeto Cabocla Bordando Cidadania emprega 20 presos da UPR de Goiás, mas antes da pandemia este número chegou a 30. Em alguns casos, quando os presos saem para o regime semiaberto, eles continuam no projeto até arrumarem algum trabalho.

 

 

De acordo com o diretor do adjunto da DGAP, Aristóteles Assal, “O projeto faz com que os presos melhorem seu comportamento para participar porque além de remir pena também é uma forma de receber remuneração pelo trabalho e ajudar as famílias. De todos os projetos de ressocialização que temos no Estado, ele é um dos mais antigos e que apresenta os melhores resultados. A marca Cabocla é reconhecida internacionalmente. O trabalho é excepcional, as peças são fantásticas”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: