quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Debate entre base do governo e oposição reascende com pedido de extinção do Fundeinfra
Foto: Freepik
A Câmara de Deputados de Goiás voltou a discutir o Fundeinfra, a famosa Taxa do Agro, após os deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Paulo Cezar Martins (PL) proporem o fim da cobrança do tributo.
Criado em 2022 após o estado diminuir arrecadação com o ICMS após medidas do Governo Federal, o imposto nunca foi unanimidade em Goiás e muito menos na Assembleia Legislativa. O presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB) as propostas devem enfrentar desafios dentro da Assembleia e serão analisadas em conjunto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
“É direito da oposição apresentar proposições, mas entendo que há ilegalidade na tentativa de extinguir o fundo. Cabe agora à CCJ avaliar a constitucionalidade”, destacou o presidente Bruno Peixoto.
A base do governo defende o tributo argumentando que o fundo foi responsável por grandes obras e que o agro é o principal beneficiado, com as vias revitalizadas. Para se ter ideia, Rio Verde já arrecadou mais de R$800 milhões e o que os produtores cobram são as obras prometidas durante a discussão do Fundeinfra.
*Com informações Rio Verde Rural
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.