sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: FREEPIK
A taxa de homicídios gerais em Goiás registrou queda de 18% entre o período de 2020 e 2021, apontam os dados do Atlas da Violência, divulgados nesta terça-feira (05) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A média nacional de redução foi de 4,8%, colocando o estado como o terceiro lugar do país em número de redução.
Segundo a Agência Cora de Notícias, quando comparado a números coletados em 2018, a redução de assassinatos ainda é maior, com 35% de redução. O estado só perdeu para Sergipe (-20,3%) e Acre (-33%).
Os dados também apresentam quedas dos casos por tipo, como homicídios provocados por arma de fogo. Neste quesito, Goiás ficou em segundo lugar com a maior redução nos crimes do tipo no Brasil, com redução de 27% menos casos em 2021, em comparação a 2020. Com números de 2018, a taxa sobe para 48%.
A taxa de homicídios entre a população mais jovem, que compreende a faixa etária de 15 a 29 anos, também caiu 24,9% entre 2021.
Outro índice que caiu foi o de homicídio de pessoas negras no estado. Enquanto no país a taxa média foi de 3,5%, Goiás teve 17% da redução desse tipo de crime.
“Nossas polícias estão integradas e têm tecnologia, informação e formação de policiais preparados para enfrentar a realidade do crime que, hoje, intimida o Brasil, mas não Goiás. Sem segurança pública, não existe Estado Democrático de Direito, liberdade, economia de mercado, não existe sequer a condição do cidadão sobreviver”, diz o governador Ronaldo Caiado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero