quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Wikimedia Commons
Um possível surto de escorpiões mobilizou a Prefeitura de Aparecida de Goiânia na remoção de entulhos em caça aos animais. A intervenção teve início nesta segunda (15), depois de uma picada registrada no Conjunto Estrela do Sul. No entanto, a ação foi divulgada apenas nesta quarta (17).
Na mencionada região, servidores da prefeitura realizaram inspeções em áreas de maior incidência, como terrenos baldios e residências para identificar possíveis criadouros e locais propícios para a presença dos escorpiões. A população também foi orientada a adotar práticas preventivas e em como proceder no caso de picadas.
Além disso, houve aplicação de inseticidas específicos e a captura controlada, para minimizar a presença dos escorpiões em Aparecida de Goiânia. Em 2023, foram notificados 55 casos de picada de escorpião na cidade. Vale lembrar também do caso ocorrido em setembro de 2023, aqui em Rio Verde, onde uma adolescente de 14 anos foi picada por um escorpião durante uma aula no Colégio Estadual.
Como evitar escorpiões em casa?
O coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Edson Fernandes, destaca algumas dicas para impedir a ocorrência de escorpiões nas casas e quintais:
Vale lembrar que não precisa de aguardar as ações das prefeituras, para fazer a sua parte. Basta manter a limpeza e organização em seus quintais, evitar o acúmulo de tijolos, madeiras e afins. Com isso já diminui os ambientes suscetíveis à proliferação de escorpiões.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.