quinta-feira, 28 de março de 2024

Superintendente de Saúde afirma que há 02 casos suspeitos de Flurona em Goiás, mas podem ser 04

POR Thais Cabral | 06/01/2022
Superintendente de Saúde afirma que há 02 casos suspeitos de Flurona em Goiás, mas podem ser 04

Imagem: Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul

A

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está investigando os dois casos suspeitos de Flurona, uma coinfecção por Covid-19 e gripe. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, em substituição, Cristina Laval, as duas amostras coletadas ainda não confirmaram a coinfecção.

 

“Um exame realizado pelo Lacen há 10 dias detectou essa coinfecção. Precisamos ainda aprofundar a vigilância laboratorial e isso é feito através de sequenciamento genômico dessa amostra, e ele é feito no nosso laboratório de referência nacional, o Adolfo Lutz, em São Paulo”, explicou a superintendente.

 

 

Entretanto, ontem, quarta-feira (05/01/2022), o Jornal Opção publicou uma nota afirmando que em Goiânia existe dois médicos que também estariam com a dupla infecção. A SES-GO e Secretaria Municipal de Saúde não confirmaram os dados até o início de hoje. Segundo a reportagem, a mulher de 26 anos e o homem de 29 anos tiveram exames positivados simultaneamente para Covid-19 e influenza A, que é causada pelo vírus H3N2. Os exames deles ainda serão enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para mapeamento genético e investigação laboratorial sobre o tipo de variante do Coronavírus e do vírus Influenza. Fontes ouvidas pelo Jornal Opção, no entanto, disseram que os casos de Goiânia ainda não constam na base de dados porque o sistema estaria fora do ar.

 

 

Ainda sobre a entrevista dada por Cristina ontem, em Goiás, há dois casos suspeitos que apresentam sintomas leves. “Não houve necessidade de internação e eles tiveram um desfecho muito tranquilo”, comentou a superintendente.

 

 

Cristina Laval, ainda informou que a SES está orientando todos os municípios a informar o Estado quando ocorrer suspeitas de Flurona. “Todas as vigilâncias epidemiológicas municipais, na vigência da detecção concomitante do vírus Influenza e Covid em qualquer amostra de paciente, devem contactar imediatamente a vigilância estadual para a gente fazer o resgate dessa amostra e conseguir enviar para nosso laboratório de referência nacional e poder confirmar o caso ou não”, enfatizou.

 

 

(Com informações da Sagres e Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: