quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sorteio de arma supostamente feito por guardas civis em Goiânia é apurado pelo Ministério Público

POR Ana Carolina Morais | 20/04/2022
Sorteio de arma supostamente feito por guardas civis em Goiânia é apurado pelo Ministério Público

Reprodução / TV Anhanguera

U

Um procedimento extrajudicial foi aberto, pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), para a apuração de um sorteio de uma pistola, modelo Glock G25, supostamente feito por guardas civis das Rondas Ostensivas Metropolitanas (Romu) de Goiânia. O ofício enviado ao comando da guarda objetiva descobrir a origem da arma e entender se existia autorização do Ministério da Economia para a realização do sorteio.

 

 

Foi estipulado que o ganhador pode optar por receber a pistola ou R$ 5 mil. Cada cota do sorteio custa R$ 50 e um grupo com os compradores foi criado em um aplicativo. De acordo com as regras criadas pelos guardas, só poderiam participar do sorteio pessoas maiores de 18 anos e se o ganhador escolher pela arma, ele teria que ter mais de 25 anos de idade e apresentar as documentações exigidas em lei para o porte da pistola (caso contrário, a pessoa receberia o prêmio em dinheiro).

 

 

De acordo com os guardas, o objetivo do sorteio é a arrecadação de fundos para o custeio das obras da base da corporação, que fica na região leste da capital goiana. O comandante da Romu, Vagner Rodrigues, ainda alegou que a arma do sorteio é registrada, legalizada e que, sendo assim, está apta para ser transferida.

 

 

“Não vamos ter uma atitude leviana de dar uma arma para qualquer pessoa e levar para casa. Armas de fogo são vendidas em lojas autorizadas e qualquer pessoa pode comprar, desde que passe pelos trâmites legais”, afirmou o comandante.

 

 

Apesar disso, advogados alertam que uma portaria foi editada, pelo Ministério da Economia, em setembro de 2020, estipulando que armas e munições, entre outros itens, não podem ser objetos de sorteio. Além disso, membros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também alertam que um sorteio neste formato pode simbolizar apologia ao uso de armas de fogo.

 

 

(Com informações do g1 Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: