terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Foto: Equatorial
Com a chegada da virada do ano, o uso de fogos de artifício se intensifica e exige atenção redobrada da população. A Equatorial Goiás emitiu um alerta sobre os riscos de soltar fogos próximos à rede elétrica, prática que pode provocar curtos-circuitos, danos à infraestrutura, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo a concessionária, o lançamento inadequado dos artefatos pode atingir cabos, postes e transformadores, colocando em risco a vida das pessoas e causando transtornos para bairros inteiros. O superintendente da Equatorial Goiás para as regiões de Pirenópolis e Uruaçu, Thiago Nunes, reforça que a orientação é fundamental neste período de festas. “Um fogo lançado na direção errada pode causar acidentes graves e comprometer o sistema elétrico. A ideia é que todos celebrem com segurança, sem riscos ou prejuízos”, destaca.
Outro ponto de atenção são os estilhaços quentes dos fogos, que ao caírem sobre transformadores, postes ou áreas com vegetação podem iniciar incêndios. Essas ocorrências exigem atuação emergencial das equipes técnicas e podem resultar em quedas de energia em larga escala, afetando residências, comércios e serviços públicos.
A Equatorial Goiás ressalta que a prevenção está ligada a cuidados simples, como escolher locais amplos, abertos e afastados da rede elétrica para a queima de fogos.
Cuidados essenciais
A executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, orienta a população a seguir algumas recomendações importantes durante as comemorações de Ano-Novo:
A concessionária reforça que atitudes responsáveis ajudam a evitar acidentes, garantem a segurança da população e asseguram um início de ano com energia para todos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.