sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás iniciou um monitoramento após o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Goiás, com isso dois novos casos surgiram no sistema e estão sendo verificados. Segundo a superintendente Flúvia Amorim é necessário verificar se não há duplicidades de registros e se o paciente tem todos os sintomas estipulados pelos critérios de definição de um caso suspeito.
Para ser considerado um caso suspeito o indivíduo precisa ter apresentado erupções cutâneas pelo corpo, febre e inchaço dos gânglios (linfonodos) a partir de 15 de março de 2022.
O primeiro caso é de uma mulher de 43 anos, moradora de Goiânia, a mesma se encontra bem e não precisou ser hospitalizada. Foram feitos exames mas ainda não saíram os resultados.
Segundo a Flúvia a mulher não tem histórico de deslocamento para fora do estado, porém a mesma alega ter tido contato com um caso que não foi notificado. O município está fazendo uma investigação para localizar os contatos que essa mulher teve e ela tem sido monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
(Imagem: Representação artística do vírus da varíola Roger Harris/Science Photo Library/Getty Images)
(Fontes: G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero