quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi avaliada como a 5ª Casa Legislativa do País com mais critérios de Transparência, segundo levantamento da Transparência Internacional Brasil. Goiás recebeu a nota 59,3 com base em análise feita em dezembro de 2022, período em que a gestão do parlamento goiano era conduzida pelo ex-presidente Lissauer Vieira. A Alego ficou ainda com resultado acima da média nacional do estudo, que foi de 42,7.
A entidade internacional elaborou os critérios de classificação através do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) que avalia questões como divulgação de salários, disponibilização das agendas e dos contatos dos parlamentares, respeito às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros critérios, totalizando 62 itens que receberam nota de 0 a 100. O resultado da Casa goiana é considerado regular.
Lissauer comentou a avaliação destacando que os pilares de sua administração sempre foram diálogo, transparência e independência. “Esse resultado é fruto de um trabalho que emplacamos desde o início da nossa gestão, ainda em 2019, que foi o de tornar a Assembleia mais transparente, participativa, cumprindo rigorosamente o que manda a lei e tornando as informações mais acessíveis para que os cidadãos acompanhassem o nosso trabalho”, destacou.
À frente da Casa Legislativa goiana ficaram a Assembleia do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará. Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia vieram logo após o estado goiano, completando as dez posições do ranking.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.