sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sistema Faeg Senar, governo e entidades do agro promovem 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacina

POR | 10/12/2020
Sistema Faeg Senar, governo e entidades do agro promovem 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacina

Divulgação

O

O Sistema Faeg Senar juntamente com o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec) realizam na próxima sexta-feira (11/12) o 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. A participação é gratuita e as palestras serão apresentadas ao vivo, a partir das 14 horas, no canal da Seapa Goiás no Youtube (http://www.youtube.com/seapagoias).

 

 

A iniciativa é voltada para produtores rurais, representantes de sindicatos e entidades do setor, médicos veterinários do setor privado, servidores e técnicos ligados à área, bem como professores e alunos dos cursos de ciências agrárias. Também são convidados representantes de leiloeiras, frigoríficos, revendas de produtos veterinários e demais interessados.

 

 

A ação faz parte das atividades de implementação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) para evolução do status sanitário da doença em Goiás. Serão abordados nas palestras o panorama nacional da evolução do Plano Estratégico, avanços e ações que estão sendo executadas no Estado pelas entidades participantes, bem como a interação entre instituições na condução do Plano Estratégico. O grupo compõe a Equipe Gestora Estadual do PNEFA.

 

 

O evento é uma importante forma de divulgação das atividades desenvolvidas pela equipe gestora, ao mesmo tempo em que atua no direcionamento de ações necessárias por parte dos produtores, técnicos e gestores. 

 

 

Sobre o PNEFA

 

O objetivo geral do Plano é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

 

 

O prazo estabelecido originalmente pelo Mapa para a mudança do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação para o Bloco IV, que Goiás integra, era maio de 2021, mas em razão da pandemia do novo coronavírus o cronograma foi prorrogado. Ainda assim, o Estado mantém em andamento o cumprimento das ações previstas no PNEFA.

 

 

O Estado possui o 2º maior rebanho bovino do País, ultrapassando a marca de 22 milhões de cabeças. A bovinocultura, tanto de corte quanto de leite, está difundida em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, gerando emprego e renda no campo e na cidade.

 

 

Programação completa - 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

 

  • 14h - Abertura
  • 14h30 - Situação da Febre Aftosa e os avanços do Plano Estratégico no Brasil - Médica veterinária Ana Carla Vidor (Mapa)
  • 15h30 - Ações para implantação do Plano Estratégico no Estado de Goiás - Médico veterinário Antônio do Amaral Leal (Agrodefesa)
  • 16h - Fundos privados e sua atuação no Plano Estratégico - Médico veterinário Uacir Bernardes (Fundepec)
  • 16h30 - Sistema Faeg, do campo à cidade - Médico veterinário Marcelo Penha e médico veterinário Antônio Pinto (Faeg)
  • 17h - Perguntas
  • 17h30 - Encerramento

 

 

Fonte Seapa com adaptações do Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: