sexta-feira, 26 de abril de 2024

Setor Agropecuário Goiano mantém maior aumento no PIB no acumulado do ano, apesar da queda no 3º Trimestre de 2020

POR | 31/12/2020
Setor Agropecuário Goiano mantém maior aumento no PIB no acumulado do ano, apesar da queda no 3º Trimestre de 2020

Divulgação

A

Apesar da queda de 3,9% no PIB do 3º trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado, o setor agropecuário goiano manteve o maior aumento no acumulado do ano (considerando os 3 trimestres), e continua sendo o principal sustentáculo para a economia do Estado de Goiás.

 

 

Segundo os dados do PIB do 3º trimestre de 2020 de Goiás, divulgado no último dia 28/12 pelo Instituto de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos Mauro Borges - IMB, o setor agropecuário teve um recuo de 3,9% no PIB, enquanto que no Brasil essa taxa foi positiva de 0,4%, quando se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

 

Segundo análise do IMB, “na comparação do 3º trimestre de 2020 com o mesmo período do ano anterior, a pecuária, que tem peso na ponderação do indicador da agropecuária como um todo, apresentou estabilidade”. Já o setor agrícola (produção de grãos) estava no final da colheita e encerramento da comercialização, que fez com que houvesse recuo no PIB nesse período.

 

 

No entanto, quando verificamos os resultados no acumulado do ano (dos 3 trimestres), podemos perceber claramente que o setor agropecuário caminha para encerrar o ano de 2020 com o maior valor positivo no crescimento do PIB de Goiás. No 1º trimestre de 2020, o setor agropecuário cresceu 20,1%, no 2º trimestre/2020 o aumento no PIB do setor foi de 4,6%, tendo uma queda de 3,9% no 3º trimestre/2020. Apesar dessa queda, o resultado no acumulado do ano continua positivo.

 

 

Quando comparado com o crescimento do PIB no setor agropecuário no Brasil, Goiás só não apresenta crescimento superior no 3º trimestre, já que no Brasil houve um pequeno crescimento de 0,4% no PIB do setor. No entanto, nos dois primeiros trimestres o setor agropecuário goiano apresentou crescimento superior ao registrado no Brasil.

 

 

No 3º trimestre de 2020, o único setor que apresentou crescimento no PIB de Goiás foi o setor industrial, que cresceu 6,0%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No entanto, observa-se que esse crescimento se deu, também, devido ao crescimento da indústria de produtos alimentícios, que teve uma variação positiva de 6,5%, segundo a pesquisa industrial mensal do IBGE.

 

 

Cabe lembrar, que o setor agropecuário foi o único setor que não parou suas atividades em 2020 devido a pandemia da Covid-19. Foi um ano muito difícil, de muitos desafios, onde os demais setores da economia amargaram enormes prejuízos com a paralização de suas atividades, oriundo do confinamento social imposto devido à pandemia do Covid-19.

 

 

Todavia, a retomada parcial das atividades econômicas e as medidas adotadas pelos governos estaduais e federal suavizaram os impactos da pandemia na dinâmica da economia goiana, onde o setor agropecuário mais uma vez demonstrou sua capacidade de reação, mesmo nas mais severas adversidades.

 

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: