terça-feira, 01 de outubro de 2024

Setembro Verde: Saúde de Goiás lança 27 ações de conscientização para doação de órgãos

POR Jornal Somos | 02/09/2022
Setembro Verde: Saúde de Goiás lança 27 ações de conscientização para doação de órgãos

Imagem: Arquivo/SES-GO

O

O mês de setembro também conhecido como "Setembro Verde" pelas campanhas de conscientização para doação de órgãos teve início e já está movimentando o Estado de Goiás. Segundo a  Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), 27 ações de conscientização irão ocorrer durante todo o mês.

 

Segundo publicação da SES-GO ontem (31/08) o Governo de Goiás, , tem investido no trabalho da Central Estadual de Transplantes do Estado, que ganhou sede própria e adequações no valor de R$ 100 mil, este ano. Também a rede hospitalar tem sido modernizada sistematicamente para realizar a notificação e captação de órgãos para o Sistema Nacional de Transplantes, bem como para realizar esse tipo de procedimento tão importante para pacientes que esperam na fila por uma chance de sobrevivência.

 

Dados divulgados pela Secretaria mostra que de janeiro a julho de 2022, foram realizados 329 transplantes de órgãos e tecidos em Goiás, dos quais 55 de rins, 4 de fígado, 246 de córneas, 11 de medula óssea e 13 músculo esquelético. Foram registrados 39 doadores, dos quais foram captados 101 órgãos (74 rins, 19 fígados, 5 corações, 1 pâncreas e 2 pulmões), beneficiando, ainda, receptores que aguardavam na fila de transplantes em Goiás, São Paulo, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

 

"São vidas e famílias que tiveram, no gesto desses doadores, uma nova esperança de viver com saúde", ressalta o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues.

 

Segundo a gerente da Central de Transplantes, Katiuscia Freitas, o grande desafio para o aumento dos transplantes continua sendo a recusa familiar, já que 69% das famílias de Goiás ainda dizem não para a doação de órgãos, muito possivelmente por desconhecimento, mitos e tabus em torno desse tema. “Por esse motivo a importância de sensibilizar a população sobre o assunto, tendo em vista que quem decide pela doação é a família", explica.

 

Primeira coleta de órgãos em Rio Verde 



No mês de julho deste ano, a Secretaria de Saúde Municipal de Rio Verde realizou a primeira coleta de órgãos foi realizada em Rio Verde no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Universitário (HMU). A coleta dos órgãos salvaria no mínimo 6 vidas, segundo o diretor de enfermagem, Thiago Souza. 

 

Foi realizado um trabalho de sensibilização com a família da possível doadora, que envolveu médicos, enfermeiros e psicólogos para que após a aprovação da família os órgãos fossem doados. 

 

A utilização de um avião cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe uma equipe médica de São Paulo para fazer a coleta dos órgãos. 

 

"Esse procedimento cirúrgico que aconteceu em Rio Verde só foi possível devido a evolução da saúde no município", pontuou Aurélio Álvaro, Coordenador de UTI do HMU.





ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: