sexta-feira, 29 de março de 2024

Sete regiões de Goiás apresentam melhora na situação da Covid segundo Mapa de Calor

POR | 10/05/2021
Sete regiões de Goiás apresentam melhora na situação da Covid segundo Mapa de Calor

Reprodução/SES-GO

A

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou mais um mapa de calor quanto às situações da Covid nas regiões do Estado, e desta vez com um saldo positivo. Sete regiões melhoraram os indicadores da pandemia na última semana.

 

 

Duas regiões foram para o nível de alerta: região Serra da Mesa estava em nível crítico antes, e ainda o maior salto, da região Sudoeste II pulou de calamidade para alerta. Nesta última incluem os municípios: Jataí, Mineiros, Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia.

 

 

As outras cinco regiões que tiveram evolução dos indicadores são as regiões Central, Sudoeste I, Estrada de Ferro, Centro Sul e Pirineus saíram do pior nível (calamidade) para o intermediário (crítico). A região Sudoeste I é formada por Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antonio da Barra, Montividiu, Quirinópolis, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Paranaiguara, Porteirão, São Simão e Turvelândia.

 

 

Das 18 regiões, as outras nove continuam em calamidade. A explicação para o cenário de melhora está na redução dos números em quatro dos seis índices analisados pela secretaria: as taxas de ocupação de leitos de UTI municipal, estadual e particular; incidência da solicitação de leitos na regulação estadual e a variação de mortalidade. Dois índices ainda continuam altos: a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 15 dias, e a velocidade de contágio no tempo.

 

 

Na semana passada o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, já havia comentado sobre esta melhora nos últimos 40 dias, e potencialmente na última semana, em que a demanda por unidades de terapia intensiva havia caído. Entretanto o gestor da saúde estadual afirmou que apesar do alívio de ver o mapa de risco de Goiás caminhando para uma situação melhor, é importante que a população mantenha todos os cuidados, como os hábitos de higiene e distanciamento social.

 

“O fato de ter melhorado o mapa de calor não quer dizer que a pandemia passou. Os leitos que foram criados continuam funcionando. Mas conter o vírus depende da vacinação e do comportamento populacional”, avaliou.

 

 

 

Fonte: SES-GO – Governo de Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: