quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Cerca de 27 casos de Covid-19 da variante Ômicron, sublinhagem BQ.1 foram identificados pela Secretara de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em nove municípios goianos. A identificação da variante foi feita através de sequenciamento de amostras.
A SES-GO sequenciou, ao todo, 94 amostras nos meses de outubro e de novembro. Nestas, foram identificadas a sublinhagem BA.5 em 60 amostras (64%), e outras sublinhagens em 19 amostras (20%). Em 15 amostras foi identificada a sublinhagem BQ.1, o correspondente a 16% do total, distribuídas nos municípios de Mineiros, Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Alexânia e Jaraguá. Em Aparecida de Goiânia foram sequenciadas 26 amostras, sendo que destas, em 12 foi identificada a sublinhagem BQ.1.
Sem hospitalização
De acordo com a SES-GO as amostras foram coletadas em novembro, o que indica que a circulação da BQ.1, pode ter iniciado, em Goiás, entre os meses de outubro e novembro. Os primeiros casos de Covid-19 da sublinhagem BQ.1 foram identificados em setembro.
O Ministério da Saúde reforça que não há dados epidemiológicos que indiquem um aumento na gravidade da doença por essa sublinhagem. Ainda não foi estabelecido o impacto das alterações imunológicas observadas no escape da vacina.
Levantamentos da SES-GO revelam que em nenhum dos 15 casos da BQ.1 houve hospitalização. Do total de casos, 10 (66,7%) são do sexo feminino, e 5 (33,3%) são do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 33,3% têm de 30 a 39 anos; seguida faixa etária maior de 60 anos, com 26,7% dos casos. Dos 12 casos de Aparecida de Goiânia todos evoluíram para cura, segundo informações da secretaria municipal de saúde.
Foi observado pela SES-GO um aumento de 198,8% dos casos notificados de Covid-19, da Semana Epidemiológica 44 para a Semana Epidemiológica 45. A Semana Epidemiológica 46 manteve a tendência de aumento, com a notificação de 1.833 casos. A SES-GO destaca a importância de analisar os casos notificados nas semanas anteriores, a regularidade da notificação e ampliação da testagem.
Rio Verde realiza teste em massa
Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Rio Verde realizou uma testagem em massa contra a Covid-19. A coleta aconteceu das 08h às 15h em Clínicas da Família do Bairro Promissão, Liberdade, Gameleira II, Veneza e Serpró.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gislaine Leão, a ação é uma estratégia de prevenção da covid-19, que foi realizada juntamente com o estímulo para as pessoas completarem o esquema vacinal.
Foram testadas, ao todo, 701 pessoas. Do total, 590 casos foram negativos (84,2%) e 111 positivos (15,8%).
Recomendações
Com a constatação da sublinagem em Goiás, a Secretaria de Saúde orienta a população a usar a máscara facial, principalmente pessoas com fatores de risco para Covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. A proteção também é indicada para pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19, pessoas em situações de risco de contaminação pela doença, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.