quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

SES-GO emite nota reforçando medidas de prevenção contra a varíola dos macacos

POR Ana Carolina Morais | 26/07/2022
SES-GO emite nota reforçando medidas de prevenção contra a varíola dos macacos

Divulgação / SES-GO

A

A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu uma nota reforçando as medidas de prevenção contra a varíola dos macacos no território goiano. Segundo a pasta, uma série de recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi implementada desde que a doença foi considerada como emergência de saúde global, como a divulgação de informações sobre sintomas, transmissão e definição de casos.

 

 

Atualmente, o estado de Goiás possui 12 casos confirmados da doença. De acordo com a SES-GO, a transmissão pode acontecer por meio do contato pessoa a pessoa, através de material corporal humano que esteja contaminado com o vírus, ou ainda, em especial, por meio do contato com as lesões na pele. A pasta ainda frisa que, apesar do nome “varíola dos macacos”, os animais são vítimas da doença, e que o contágio ocorre apenas entre humanos.

 

 

Em caso de aparecimento de sintomas como erupções (lesões na pele), acompanhadas ou não de febre e linfadenomegalia (caroços pelo corpo), é preciso que a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde. Tanto os profissionais da rede pública, quanto da rede privada, estão capacitados para realizarem o diagnóstico diferencial, uma vez que os sintomas podem ser os mesmos de outras doenças.

 

 

Como forma de prevenção, recomenda-se que a população mantenha hábitos como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, principalmente se houverem pessoas mais vulneráveis nestes lugares. O período de incubação da doença é de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias, e o período de transmissão finaliza quando as crostas das lesões desaparecem.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: