quinta-feira, 21 de novembro de 2024

SES-GO alerta pais para a importância da atualização do cartão de vacina com a volta às aulas

POR Thaynara Morais | 23/01/2023
SES-GO alerta pais para a importância da atualização do cartão de vacina com a volta às aulas

Reprodução SES/GO

C

Com a volta às aulas, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, reforçou a importância de atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes, através de doses disponíveis nas salas de imunização espalhadas pelos 246 municípios goianos.

 

 

Uma das preocupações da secretaria é em relação à covid-19, já que muitos não concluíram o cronograma de vacinas.

 

 

De acordo com a SES, o alerto é necessário porque, mesmo com a diminuição do número de casos graves, a doença ainda se espalha entre todas as faixas etárias. O ambiente escolar, devido ao grande número de pessoas, pode levar à disseminação do vírus.

 

 

Em Goiás, a cobertura vacinal da primeira dose entre os adolescentes de 12 a 17 anos é de 89,42%. Entre adultos, com idade de 18 anos e acima, a cobertura da primeira dose é de 91,56%, mas cai em relação à segunda dose (83,24%) e a dose de reforço (49,67%).

 

 

A SES-GO alerta para a cobertura vacinal das crianças entre 5 e 11 anos que possui baixa adesão. Apenas 58,34% tomaram a primeira dose. e 39,13% receberam o reforço da vacina.

 

 

“Ano letivo começando, crianças voltando às escolas e, mais do que nunca, nós vemos a importância das medidas preventivas para continuarmos com saúde. Precisamos garantir que todas as crianças e adolescentes estejam com sua carteira de vacinação atualizada. É importante que os pais se lembrem disso, porque significa que esse público está mais protegido”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

 

 

Ainda segundo a superintendente, o uso de máscaras não é mais obrigatório, porém segue sendo recomendado em locais com aglomeração, como as salas de aula. Ela pontua outras medidas de prevenção:

 

  • lavar sempre as mãos ou higienizá-las com álcool;
  • manter distância segura entre pessoas;
  • procurar um médico em caso de sintomas;
  • não comparecer ao ambiente escolar se o teste para Covid-19 for positivo.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: