quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução/Governo de Goiás
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou alerta para o combate ao mosquito da dengue. Segundo dados da SES, a maioria dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, está concentrada nas residências. Por isso a secretaria recomenda que os moradores façam uma limpeza aprofundada dentro e fora de imóvel, retirando qualquer objeto que favoreça o acúmulo de água parada.
De acordo com profissionais da SES, os imóveis desocupados por longos períodos têm maior risco de abrigar focos de reprodução do mosquito. O Boletim de Dengue aponta 50.626 notificações de casos nas 16 semanas epidemiológicas dengue em Goiás. Esse número é 68% menor que as 159.813 notificações de dengue no mesmo período de 2022.
Apesar da redução apresentada neste ano, o coordenador de Dengue, Chikungunya e Zika, Murilo do Carmo, ressalta que a população não deve relaxar na adoção dos cuidados.
“Os dados da dengue ainda podem ser acrescidos, pelo fato de haver uma demora no repasse dos municípios à SES, responsável pela inclusão dos registros no sistema. E mesmo com a diminuição do número, já foram registrados, neste ano, sete óbitos em decorrência da doença”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.