quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: reprodução/Inmet
Os funcionários do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que completa 115 anos neste mês deve entrar de greve nesta quarta-feira (30). Além de Goiás outros seis estados mais o Distrito Federal devem aderir às paralisações.
O Dia Nacional de Paralisação foi aprovado em reunião realizada no dia 18 de outubro. Os estados que devem protestar pelas condições de trabalho e desmonte do instituto são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, mais o Distrito Federal.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) diz ter levado ao conhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ao qual o Inmet é vinculado, as condições de trabalho enfrentadas pelos servidores, além de pautar a necessidade de reestruturação e correção de distorções das carreiras do órgão.
A direção da confederação elaborou o manifesto, intitulado “Quem responderá pelo apagão climático no Brasil?”, e o entregou ao secretário-executivo do ministério. O texto menciona que o instituto completará 115 anos em 17 de novembro e, justo neste ano, foi contemplado com o menor orçamento anual de sua história.
“Cerca de 25% do valor necessário para o correto funcionamento da instituição. Fato que ocasionou a paralisação de diversos serviços, entre eles, o monitoramento meteorológico, o atendimento ao público e aos veículos de comunicação”, aponta o manifesto.
Com informações Metrópoles
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.