terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Senar Responde: Como ter um cajueiro e um limoeiro saudáveis?

POR Jornal Somos | 07/07/2021
Senar Responde: Como ter um cajueiro e um limoeiro saudáveis?

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg Senar

C

Cajueiro

 

A Ana Cecília Costa tem um cajueiro no quintal. A árvore já tem mais de 10 anos e quase todos os frutos não se desenvolvem direito ou racham durante o crescimento. As folhas também ficam queimadas em determinada parte do ano.

 

Dúvida I Ana Cecília: “O que é possível fazer para ter frutos saudáveis?”

 

Resposta: A presença de folhas queimadas é sintoma da doença Antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, que é bastante comum em todo território nacional. Os sintomas da doença começam a aparecer nas brotações novas da planta, no início do período chuvoso. No entanto, em infecções severas, todas as folhas podem ficar com aspectos de queimada, retorcida e deformada, de forma que toda a planta apresenta o sintoma. As condições climáticas de umidade alta no ar favorecem o desenvolvimento da doença, que causa grandes prejuízos na produção dos pomares. Ela pode se manifestar, além das folhas, nas panículas, botões e flores, castanhas e pedúnculos. Para o manejo dessa doença, algumas recomendações podem ser seguidas, como a eliminação dos restos culturais infectados (poda de limpeza, remoção e destruição dos restos culturais), controle com pulverização em toda planta de calda bordalesa, manejo de irrigação e controle químico com fungicidas registrado para cultura.

 

 

Manejo no limoeiro

 

A Letícia Alcântara tem um pé de limão China no quintal de casa, em Goiânia. A cada ano que passa, está ficando mais tomado por uma espécie de cinza preta que se espalha por todo chão. Alguns frutos também apresentam verrugas na casca.

 

Dúvida I Letícia Alcântara: “Qual o manejo ideal para resolver esses problemas?

 

Resposta: Os sintomas de cinza preta são da doença Fumagina causada pelo fungo Capnodium citri. O fungo não penetra nos tecidos das folhas, no entanto, pode se manifestar em folhas, ramos e frutos, causando danos ao desenvolvimento da planta. O desenvolvimento do fungo está associado às pragas que atacam citros, por se alimentarem de resíduos açucarados que foram deixados por ataques de pulgões, cochonilhas, mosca negra etc.

 

Para o manejo, algumas recomendações podem ser seguidas, como a eliminação de restos culturais infectados (poda de limpeza, remoção e destruição dos restos culturais), o controle com pulverização de óleo mineral, óleo de Neem ou detergente neutro, mais óleo mineral e controle químico com fungicidas e inseticidas registrados para cultura.

 

O sintoma de verruga está associado à doença conhecida como Verrugose, causada pelo fungo Sphaceloma fawcetti, comum em limão-cravo (China). Para manejo da doença, são recomendas eliminação de restos culturais infectados (poda de limpeza, remoção e destruição de restos culturais), controle com pulverização em toda planta com calda bordalesa ou fungicidas à base de cobre e outros controles químicos registrados para cultura.

 

 

As dúvidas foram respondidas pelo engenheiro Agrônomo e técnico de Campo de fruticultura do Senar Goiás, Lucas Motte Valente.

 

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: