sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Senar Goiás promove nessa quinta-feira (8) o 3º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite, em Goiânia (GO), onde serão discutidos temas como a competitividade do leite brasileiro; instrumentos e ferramentas para harmonização da relação produtor e indústria; entraves para exportação; qualidade do leite como fator de competitividade; ganhos de produtividade como mecanismo de redução de custo e proteção de preços, etc. O evento ocorrerá no auditório da Faeg, das 7h30 às 17h.
Das 9h30 às 10h30, será ministrada a palestra "Competitividade do leite brasileiro", que será ministrada pelo engenheiro agrônomo e analista do Milkpoint Mercado Valter Bertini Galan. O foco será orientar sobre os principais limites da competitividade do leito brasileiro e quais são os maiores desafios para resolvê-los. O assunto faz parte do painel ‘Coordenação setorial da cadeia láctea’ e pretende ainda orientar sobre os maiores desafios de mercado, quais opções estratégias devem escolher para seus negócios e que resultados esperar deles. “Quem está nesta área precisa ter a noção clara destes principais assuntos”, explica Valter.
Para Valter, outro caminho para a evolução na produção é saber o momento e a hora certa de investir em tecnologia. “Há tecnologias de nível mundial disponíveis para uso pelos produtores brasileiros e exemplos reais de produtores que estão seguindo pacotes tecnológicos vencedores e competitivos em nível mundial em suas propriedades”, destaca.
Ainda segundo Valter, existem vários aspectos para o Brasil se tornar um dos grandes produtores mundiais de leite, tudo conciliado com a adoção de novas tecnologias. “Precisamos aumentar a produtividade média do rebanho nacional, da mão de obra utilizada, aumentar o teor de sólidos do leite produzido, melhorar os sistemas de pagamento do leite para que incentive efetivamente a qualidade e o teor de sólidos no leite, entre outros aspectos”, diz.
Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o encontro é importante, pois aproxima o produtor de assuntos como tecnologia, empreendedorismo, inovação e mercado. “Não é fácil conduzir a atividade leiteira em Goiás. São vários os desafios enfrentados no dia a dia no campo. Por isso, o evento traz a oportunidade de orientar, principalmente o produtor, a melhorar sua produção, produtividade e eficiência, aproveitar a tecnologia como benefício do negócio rural, além de abordar tendências de mercado”, enfatiza.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 18h de hoje (6), clicando aqui. Confira a programação completa abaixo:
8 de novembro (quinta-feira)
7:30 às 09:00 – Inscrições e café da manhã
09:00 às 9h30 – Abertura
09:30 às 12:00 – Painel: Coordenação Setorial da Cadeia Láctea
09:30 às 10:30 – Palestra: “Competitividade do Leite Brasileiro” – Valter Bertini Galan – Milkponit Mercado
10:30 às 11:30 – Palestra: “Instrumentos e ferramentas para harmonização da relação produtor e indústria – Estudo de Caso Laticínio Verde Campo – Lavras (MG) – Sávio Santiago – Gestor de Qualidade
11:30 às 12:00 – Debate
12:20 às 14:00 – Almoço
14:00 às 16:00 – Painel: Competitividade do Leite Brasileiro
14:00 às 14:40 – Palestra: “Custo Brasil: Entraves para a Exportação” – Glauco Rodrigues de Carvalho – Pesquisador Embrapa Gado de Leite
14:40 às 15:20 – Palestra: “Qualidade do leite como fator de competitividade: Situação de Goiás – Professora Dra. Clarice Gebara – CPA/LQL/EVZ/UFG
15:20 às 16:00 – Palestra: “Ganhos de produtividade como mecanismo de redução de custo e proteção de preços” – Carlos Eduardo – Senar Goiás
16:00 às 16:30 – Debate
16:30 às 17:00 – Sorteio de Brindes
17:00 – Encerramento
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero