sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O produtor Paulo Ricardo, de Silvânia em Goiás, conhece bem as rodas d’água e os carneiros hidráulicos desde criança. Porém, nos dias de hoje, com tantas tecnologias como poços artesianos, bombas elétricas, eles acabaram um tanto esquecidos.
Ricardo não imaginava que esses equipamentos, se instalados da maneira ideal, podem trazer muita economia no campo. Ele foi um dos alunos da primeira turma do Treinamento de Operação e Manutenção de Roda d’água e Carneiro hidráulico realizado pelo Senar Goiás. O curso é novo e aconteceu no Instituto Mães de Santa Cruz, em Interlândia, distrito de Anápolis.
“É um curso muito bom. Me mostrou as potencialidades, as facilidades de implemento e são muitas vantagens de se ter uma roda d’água nas propriedades rurais. Entre elas está a redução dos custos com energia elétrica", diz o produtor.
O curso inclui a parte prática, que nesse caso foi possível a execução da completa manutenção e operação da roda d’água presente na propriedade, auxiliando no aperfeiçoamento dos participantes.
"Tais equipamentos são mais baratos e de fácil manutenção, com a principal vantagem de levar água a longas distâncias (distância aclive-de baixo pra cima), sem utilizar energia elétrica ou combustão, apenas com a força hidráulica da água. Sendo assim, deste ponto de vista, equipamentos mais sustentáveis e que se adaptam a diversas realidades do produtor rural", explica Fernando Rodrigues Cabral Filho,instrutor do Senar Goiás.
Veja o conteúdo
Para mais informações acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/atividades-relativas-a-prestacao-de-servico/operacao-e-manutencao-de-roda-d-gua-e-carneiro-hidr-ulico ou solicite o curso no Sindicato Rural da sua região.
Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero