quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Senar Goiás reforça ampliação de Projeto estadual junto à agricultura familiar

POR Jornal Somos | 18/06/2021
Senar Goiás reforça ampliação de Projeto estadual junto à agricultura familiar

Divulgação/Sindicato Rural de Porangatu/Goiás

N

Nesta quinta-feira (17/06), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, em solenidade no Sindicato Rural de Porangatu, a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca. O programa foi lançado pelo Governo de Goiás em 2020 e já está presente em 24 municípios, beneficiando mais de mil pessoas. Entre elas, pequenos agricultores familiares, colhedores e fretistas.

 

 

E este produtores tem uma grande parceiro do Projeto para apoia-los, o Senar Goiá. Na cerimônia o superintendente da entidade, Dirceu Borges, parabenizou a atuação de Caiado na valorização do agro. “O senhor vem semeando em solo fértil e, hoje, a gente pode colher os bons frutos da sua trajetória”, ponderou. Dirceu fez questão de ressaltar o trabalho que vem sendo feito pelo Senar com a capacitação através do treinamento de "Cultivo de Mandioca" de FPR.

 

“Nossas equipes estão em campo levando orientação aos pequenos produtores com as técnicas adequadas de produção para a variedade correta, a data correta de plantio, adubação, controle de pragas e doenças, entre outras informações. E quando necessário, atendemos com a formação de técnicos do Senar + Hortas, direcionado ao cultivo de mandioca”, informou.

 

VIDEO

 

Muitos produtores através da assistência técnica do Senar já estão comercializando a produção. Produtores da agricultura familiar que residem em Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Monte Alegre, Formosa, Paranaiguara, Caçu, Bela Vista, Sítio D’abadia, Damianópolis, Campos Belos, Nova Crixás, Araguapaz, Niquelândia, Ipameri, Colinas do Sul, Itaguaçu, Mundo Novo, Uirapuru, Guarani de Goiás e Minaçu, além de Porangatu, já enviaram remessas para a indústria cervejeira. Também foram comercializadas produções dos assentamentos de Gameleira, Nova Grécia, Rio Bonito, Che, José Marti, Santa Marta, Angico; do quilombo em Vão das Almas; e de cooperativas em Minaçu e Uirapuru.

 

 

Prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares também manifestou satisfação com o projeto e a presença do governador no município. “Representa seu compromisso com nossa cidade. O senhor vem cumprindo com a sua palavra”, anunciou. O presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Carlos Donisete Carneiro de Oliveira, também esteve presente assim como diversas autoridades de toda região.

 

Foto: Sindicato Rural de Porangatu/Rede social

 

O governador, além de comemorar os resultados alcançados, ainda anunciou a ampliação do Projeto da Cerveja de Mandioca, que conta com parceria da Ambev para fomentar o desenvolvimento regional e a produção de agricultores familiares: iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e promover o avanço econômico em todas as regiões do Estado ao conectar produtores rurais e compradores.

 

 

Desde lançamento do programa, cervejaria já adquiriu 1.202 toneladas da raiz plantada em 24 municípios goianos e expectativa é chegar a 7 mil, ainda este ano.

 

"Priorizamos a agricultura familiar, e essa parceria dá garantia de renda a todos. Realizamos uma gestão transformadora nas regiões que mais precisam. Precisamos voltar os olhos para a pessoa. Se não levarmos qualidade de vida para o cidadão, o governo não está bom”, destaca governador

 

Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener/Secretaria de Comunicação/Governo de Goiás

 

Ainda segundo ele, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e promover o avanço econômico em todas as regiões do Estado ao conectar produtores rurais e compradores.

 

 

 

Fotos: Comunicação Sistema Faeg Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: