sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Se o jovem gosta de buscar tecnologia e inovação, alguns produtores rurais que já trabalham há 20, 30 anos no campo tem dificuldade de romper a barreira do que aprendeu com a família. Mas José Moreira de Souza, hoje com 52 anos. Pensa muito diferente e conseguiu prosperar na vida abrindo a mente para novas possibilidades e conhecimentos. Ele nasceu e cresceu na roça. Teve uma trajetória de trabalho difícil fazendo serviço braçal. Em 2010 ele conseguiu comprar uma chácara dentro da Cidade de Piranhas. E nos poucos mais de quatro hectares começou a tirar leite. No início eram 70 litros por dia. Mas o produtor sempre gostou de inovar, de aprender coisas novas.
Em 2012 ele conheceu o Programa Balde Cheio do Senar Goiás (hoje a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ele fez piquetes em toda a propriedade, melhorou a postagem, aprendeu a calcular gastos e investimentos e atualmente usando apenas três hectares, tem 21 vacas em lactação, produzindo 320 litros de leite por dia.
José também fez dezenas de cursos nas áreas de pecuária de leite, inseminação, pastagens, além de outros pra facilitar o manejo na propriedade. Todos oferecidos pelo Senar Goiás. “ A propriedade pequena não é obstáculo pra crescer. O que as vezes impede o produtor de ir pra frente é não buscar inovação . Insistir em trabalhar do mesmo jeito a vida toda. Não é porque a gente nasceu no campo que sabe tudo da área. Muita gente estuda pra ensinar a gente a fazer o serviço de uma forma mais fácil e dando lucro. E os técnicos de campo, os instrutores do Senar Goiás, são muito bons. Revolucionam a nossa maneira de pensar e trabalhar. Eu estou aqui pra provar que é possível viver bem tirando o sustento da roça”.
Além da assistência Técnica e Gerencial, tem uma série de outros programas que auxiliam o aumento da produção e renda. Os treinamentos de Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR) contam com mais de 220 cursos gratuitos. No EAD também são 40 cursos totalmente on-line. Com os conhecimentos repassados pelo Senar Goias muitos pessoas montaram seus próprios negócios e conseguiram trabalho em grandes empresas.
Para conhecer acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos e http://ead.senargo.org.br/.
Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero