quinta-feira, 28 de março de 2024

Senar Goiás ajuda pequeno produtor de leite a multiplica mais que 4 vezes sua produção

POR Jornal Somos | 21/06/2021
Senar Goiás ajuda pequeno produtor de leite a multiplica mais que 4 vezes sua produção

Divulgação/Faeg/Senar

S

Se o jovem gosta de buscar tecnologia e inovação, alguns produtores rurais que já trabalham há 20, 30 anos no campo tem dificuldade de romper a barreira do que aprendeu com a família. Mas José Moreira de Souza, hoje com  52 anos. Pensa muito diferente e conseguiu prosperar na vida abrindo a mente para novas possibilidades e conhecimentos.  Ele nasceu e cresceu na roça. Teve uma trajetória de trabalho  difícil fazendo serviço braçal. Em 2010 ele conseguiu comprar uma chácara dentro da Cidade de Piranhas. E nos poucos mais  de quatro hectares  começou a tirar leite. No início eram 70 litros por dia. Mas o produtor sempre gostou de inovar, de aprender coisas novas.

 

 

Em 2012 ele conheceu o Programa Balde Cheio do Senar Goiás (hoje a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).  Ele fez  piquetes em toda a propriedade, melhorou a postagem, aprendeu a calcular  gastos e investimentos e atualmente usando apenas três hectares,  tem 21 vacas em lactação, produzindo 320 litros de leite por dia.

 

 

José também fez dezenas de cursos nas áreas de pecuária de leite, inseminação, pastagens, além de outros pra facilitar o manejo na propriedade. Todos oferecidos pelo Senar Goiás. “ A propriedade pequena não é obstáculo pra crescer. O que as vezes impede o produtor de ir pra frente é não buscar inovação . Insistir em trabalhar do mesmo jeito a vida toda. Não é porque a gente nasceu no campo que sabe tudo da área. Muita gente estuda pra ensinar a gente a fazer o serviço de uma forma mais fácil e dando lucro. E os técnicos de campo, os instrutores do Senar Goiás, são muito bons. Revolucionam a nossa maneira de pensar e trabalhar. Eu estou aqui pra provar que é possível viver bem tirando o sustento da roça”.

 

 

Além da assistência Técnica e Gerencial, tem uma série de outros programas que auxiliam o aumento da produção e renda. Os treinamentos de  Promoção Social (PS) e Formação Profissional Rural (FPR) contam com mais de 220 cursos gratuitos. No EAD também são 40 cursos totalmente on-line. Com os conhecimentos repassados pelo Senar Goias muitos pessoas montaram seus próprios negócios e conseguiram trabalho em grandes empresas.

 

 

Para conhecer acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos e http://ead.senargo.org.br/.

 

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: