sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Senar com S de saúde: Cursos para uma vida mais saudável

POR Jornal Somos | 22/07/2021
Senar com S de saúde: Cursos para uma vida mais saudável

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar

N

Não é de hoje que muita gente opta por receitas com plantas medicinais para prevenir doenças ou até mesmo curar. Mas para isso dar certo não são recomendadas as consultas de internet ou mesmo fazer chás, infusões, garrafadas e outros compostos por dedução. Para manter a tradição dos remédios caseiros com segurança e a preservação das plantas, principalmente do cerrado, comumente usadas nesses preparos, o Senar Goiás tem dois cursos muito úteis para adeptos dessa cultura.

 

 

O treinamento Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais ensina a cultivar espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, por meio de técnicas de produção orgânica. A duração é de 35 horas. Veja o conteúdo.

 

  • Aspectos legais, importância e possibilidades de uso das plantas medicinais
  • Aspectos legais, importância e possibilidades de uso das plantas medicinais
  • Planejamento do horto medicinal
  • Planejamento do horto medicinal
  • Técnicas propagação de plantas
  • Técnicas de adubação orgânica
  • Técnicas de adubação orgânica
  • Implantação do horto medicinal
  • Implantação do horto medicinal
  • Controle de pragas
  • Colheita, secagem e armazenamento
  • Comercialização e potencial de exploração de plantas medicinais
  • Biomas locais e regionais
  • Técnicas de propagação

 

Para ver a agenda acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/agricultura/cultivo-organico-de-plantas-medicinais

 

 

Já se o objetivo é elaborar formulações fitoterápicas artesanalmente, tem o curso Identificação e Processamento Caseiro de Plantas Medicinais. Nas 32 horas se aprende:

 

  • Conceitos fundamentais no manuseio de Plantas Medicinais
  • Formulações das plantas medicinais, conceitos e indicações
  • Identificação das plantas medicinais, morfologia e odor
  • Coleta de plantas medicinais e aproveitamento das propriedades terapêuticas
  • Secar plantas considerando as boas práticas de manipulação
  • Preparo de tinturas de plantas medicinais e garrafadas
  • Preparo de caseiro de xarope e cristais de gengibre
  • Creme de babosa, preparo de unguento, utilizando gorduras e tinturas medicinais
  • Preparo de sabonete de plantas medicinais

 

 

Saiba mais no: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/saude/identificacao-e-processamento-caseiro-de-plantas-medicinais

 

 

E para inspirar uma vida mais saudável com o uso das plantas medicinais  segue o um conteúdo desenvolvido pela Instrutora do Senar Goiás, Miranildes Garcia.

 

 

Conhecido popularmente como Vinagreira, o Hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta cultivada no mundo todo, com algumas utilidades: chás, sucos, doces, geleias, picolé, sorvetes, molhos agridoce, pães e para fins ornamentais. Parente do quiabo, os frutos pequenos (quiabinhos vermelhos), podem ser consumidos na culinária como no arroz de cuxá, em saladas, picles, entre outros. É muito usado, ainda, para fins medicinais em forma de chá por infusão, isso porque produz um suco bem colorido e sabor bem agradável. Os cálices secos são mundialmente comercializados para dar cor e sabor a diversos chás, no Brasil chamado de “Chá Silvestre”.

 

 

As propriedades nutricionais e terapêuticas da flor do hibisco contêm vitamina do complexo B, (Riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos; vitamina A, importante para a saúde da visão; assim como é rica em vitamina C; em fibras alimentares e mucilagem; sendo, também, diurética, antiespasmódico, hipotensora, com potássio, fósforo e ferro.

 

 

As flores de hibisco se destacam pelo aroma agradável e por dar origem ao chá ‘queridinho’ de quem quer levar um estilo de vida saudável. O chá ficou conhecido por quem quer perder peso, devido às suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. A bebida é indicada para aquelas pessoas que não abrem mão do bem-estar e da qualidade de vida. Entre as substâncias antioxidantes presentes no chá estão os flavonóides e as antocianinas. O chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris.

 

 

Outra indicação é no controle da pressão arterial. Uma pesquisa divulgada no The Journal of Nutrition estudou 65 pessoas com hipertensão que tomaram chá de hibisco ou placebo por seis semanas. Aqueles que consumiram a bebida tiveram uma diminuição significativa na pressão arterial. 

 

 

Chá e suco de Hibiscus

 

Indicações: Auxilia na eliminação do inchaço, da gordura corpórea, acelera o metabolismo e ativa e excreção da urina.

 

 

Partes usadas: Usa-se todas as partes da planta, desde as folhas e raízes que são emolientes, indicado contra males do estômago.

 

 

Indicação Uso: A recomendação dos especialistas é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia. A melhor forma de preparo é a infusão. 

 

 

Ingredientes Chá:

- 200 ml água quente 

- 40 gr de cálice (in natura ou seco)

 

Modo de fazer: Deixe repousar entre 5 a 10 minutos e depois coe. Tomar ao longo do dia antes das principais refeições.

 

 

Ingredientes Suco:

- 1 copo de 200 ml água gelada 

- 1 medida e ½ da usada para água de cálice in natura

 

Modo de fazer: Bata no liquidificador. Tomar ao longo do dia.

 

 

Orientação:

 

Mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica, tanto chá como o suco. Se preferir gelado, conserve na geladeira por no máximo seis horas. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades. O chá ou suco de hibisco não deve ser adoçado com açúcar ou com adoçantes artificiais. 

 

 

Contra indicação:

 

O consumo excessivo de chá causa efeitos indesejáveis como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado. Não é aconselhável o uso por gestantes e lactentes. Não há estudos clínicos sobre o uso da vinagreira para crianças, por isso não recomendado nesta faixa etária.

 

 

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: