terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Senado aprova projeto que obriga governo federal a pagar até 2024 perícias médicas

POR Thais Cabral | 10/02/2022
Senado aprova projeto que obriga governo federal a pagar até 2024 perícias médicas

Imagem: Reprodução/Junqueira Sampaio Advogados

F

Foi aprovado nesta quarta-feira (9/02) pelo Senado, o projeto que determina que o governo federal pague pelas perícias médicas em processos judiciais até 2024, nos casos que envolva benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, o texto aguarda análise da Câmara dos Deputados.

 

 

A lei que garantia que o Poder Executivo arcasse com esses custos, precisou ser enovada, já que expirou em setembro de 2021. Originalmente, estes encargos seriam de responsabilidade da Justiça Federal, mas como o Poder Judiciário atingiu seu teto de gastos, a demanda sobrou para o Executivo.

 

 

A perícia é necessária para que o INSS avalie pedidos dos trabalhadores, como, por exemplo, para receber o auxílio-doença ou para se aposentar por invalidez. O relator, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirma que desde setembro as perícias estão "praticamente" paradas, o que impacta em processos judiciais sobre a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

 

 

O relator também informou que no mês passado se reuniu com a presidente do Instituto Brasileiro de Perícias Médicas, Ana Carolina de Alemida Couto, e que, segundo elas,  "por mês, aproximadamente 55 mil processos judiciais param por falta dos laudos técnicos".

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: