quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás

Seminário sobre enfrentamento às violências infanto-juvenis acontecerá em Goiânia

POR Jornal Somos | 07/08/2018
Seminário sobre enfrentamento às violências infanto-juvenis acontecerá em Goiânia

Redação Jornal Somos

N

No Brasil, é considerado como uma violência à criança e o adolescente o trabalho infantil, a existência de crianças vivendo nas ruas e em instituições fechadas, violência social (bullying), violência doméstica e delinquencial, na qual as crianças são vítimas e atores.  A violência contra a criança se apresenta como um fenômeno social e cultural de grande relevância e é dever do Estatuto da Criança e do Adolescente oferecer importantes instrumentos para que a sociedade e o estado possam buscar superar as formas de violência que prejudicam o seu crescimento e desenvolvimento social.

 

No estado de Goiás foi realizada uma pesquisa que deixou o estado em segundo lugar de ocorrências, por ter mais pontos críticos em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. O levantamento foi feito em 2017 e 2018 pela organização que combate os abusos em parceria com a PRF e mostra que Goiás teve 185 pontos de exploração no total. Esses “pontos” eram frequentemente postos de combustíveis, bares, casas de shows, pontos de alimentação e hospedagem, entre outros. A proposta era concentrar nesses locais as ações de combate à exploração infanto-juvenil.

 

O que gerou diversas discussões para que se chegasse em uma conclusão para apurar o fato. Como exemplo, acontecerá um seminário que discutirá a questão no dia 15, quarta-feira, das 8 às 17 horas, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS).

 

O Seminário é do Programa Saúde na Escola (PSE) e será promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Inclusão, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES) e leva o tema “Enfrentamento às Violências Infanto-juvenis”. 

 

Nesse dia, estarão reunidos coordenadores regionais de Educação, Cultura e Esporte da Seduce, articulares do PSE, gestores educacionais, representantes da rede de atenção (Caps, Cras, Creas), dos Conselhos Tutelares e do Ministério Público com o objetivo de debater as ações de enfrentamento às violências infanto-juvenis junto à comunidade escolar.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: