quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sementes misteriosas que brasileiros receberam em compras online são analisadas pela Agrodefesa de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 29/09/2020
Sementes misteriosas que brasileiros receberam em compras online são analisadas pela Agrodefesa de Goiás

Reprodução / TV Anhanguera

B

Brasileiros que realizaram compras on-line receberam suas correspondências com algo a mais: sementes misteriosas, que estão sendo analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), órgão do Ministério da Agricultura que fica em Goiânia. A suspeita é que elas tenham vindo da China. Até esta segunda-feira (28), a chegada foi registrada em quatro estados, sendo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

 

O laboratório da capital goiana foi escolhido pela pasta da Agricultura por ser uma das unidades federais que possuem referência em diagnóstico vegetal. Sendo assim, todas estas sementes serão enviadas ao LFDA, que já recebeu os primeiros materiais de Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (25).

 

 

Segundo o órgão, as sementes estariam chegando em residências ou propriedades rurais sem que tenha sido efetuado um pedido por elas, junto às compras. O Ministério da Agricultura e a Agrodefesa alerta para os riscos de manipular tais materiais não identificados, que pode possibilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou já são erradicadas em território nacional, e orienta para que não sejam abertos, plantados ou até mesmo descartados.

 

 

“O recebimento de materiais como sementes sem a devida identificação e solicitação podem levar a riscos como disseminação de pragas e introdução de espécie exóticas. Isso pode dizimar culturas e causar sérios danos na agricultura e meio ambiente. Essas embalagens podem estar contaminadas por vírus ou bactérias. A própria semente também pode ter sido tratada por algum defensivo que possa ser prejudicial à saúde”, explana André Brandão Alves, chefe de defesa agropecuária do Mapa em Goiás.

 

 

Aqueles que receberem essas sementes junto à suas compras on-line deverão levá-las para as unidades regionais da Agrodefesa ou diretamente à Superintendência Federal de Agricultura, sendo possível, também, entrar em contato por meio do e-mail gab-go@agricultura.gov.br ou pelo telefone (62) 3221-7200.

 

 

Com informações do G1 Goiás

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: