quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Semeadura de soja pode se iniciar nesta quarta-feira (25)

POR Jornal Somos | 25/09/2019
Semeadura de soja pode se iniciar nesta quarta-feira (25)
&

 

Após antecipação do fim do vazio sanitário para a safra 2019/20 em Goiás, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária em Goiás (Faeg), publicada no início deste mês pela Agrodefesa (Agência Goiania de Defesa Agropecuária), os agricultores podem iniciar a semeadura de soja a partir desta quarta-feira (25). O produtor será autorizado pela primeira vez nos últimos anos a plantar a oleaginosa no mês de setembro, já que a data inicial era 1º de outubro.

 

Previsões de chuvas escassas e esparsas tendem a adiar o plantio nas principais regiões produtoras.

 

Até o momento as previsões do clima não favorecem os trabalhos no campo. Até o próximo domingo (29), são apontadas chuvas esparsas e de baixo volume em todo o Centro-Sul de Goiás. O produtor deve esperar a chuva chegar e acumular pelo menos 50 mm de água no solo para plantar.

Para esta safra é calculado o incremento de 2,15% na área plantada, passando a 3,55 milhões de hectares semeados com soja. É projetada uma produção de 11,55 milhões de toneladas.

 

Antecipação do plantio

 

O principal motivo para a alteração da semeadura de soja em Goiás é a alteração no vazio sanitário de Minas Gerais, que liberou a semeadura a partir de 16 de setembro, mesmo prazo que tinha sido definido anteriormente pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Essa medida aumentou o receio de isolamento dos produtores das regiões goianas que fazem fronteira com esses Estados, o que exigiu uma nova discussão sobre o tema, que há anos era objetivo de debates entre produtores entidades e pesquisadores

 

Em julho deste ano, produtores, técnicos e representantes da Aprosoja-GO, da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) chegaram ao entendimento de antecipar a semeadura da soja em 06 dias. A medida evita o alongamento indesejado da janela de plantio, que poderia gerar pressão da ferrugem asiática sobre lavouras tardias. E mesmo pequena, a antecipação favorece a cultura do algodão safrinha, que precisa ser plantada precocemente (após a colheita da soja, dentro do mês de janeiro) para se obter melhor qualidade da fibra.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: