quarta-feira, 03 de julho de 2024

Goiás

Seis escolas estaduais devem se tornar colégios da Polícia Militar de Goiás em 2023

POR Thaynara Morais | 12/12/2022
Seis escolas estaduais devem se tornar colégios da Polícia Militar de Goiás em 2023

Reprodução/Seduc

E

Em Goiás, seis escolas cívico-militares da rede estadual de educação vão se torno colégios da Polícia Militar. A previsão é que as unidades comecem a funcionar com a nova gestão já em janeiro de 2023, segundo o superintendente de segurança escolar da Secretaria de Estado da Educação, Mauro Vilela.

 

 

Ainda é previsto pelo Comando de Ensino da Polícia Militar mais quatro novos colégios em Goiás. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a medida após proposta do governo.

 

 

A instalação é feita pelo Comando de Ensino da Polícia Militar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para instalação das novas unidades dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás existe um cronograma.

 

 

Serão seis novas unidades na região do entorno do Distrito Federal e mais quatro para Goiânia, Mineiros, Silvânia e Bela Vista de Goiás.

 

 

Mauro Vilela ainda informa que um edital para a convocação de militares que vão trabalhar nas novas unidades escolares já está em andamento.

 

 

 

Gestão militar em escolas

 

De acordo com o programa lançado pelo governo federal, as escolas cívico-militares são aquelas em que militares da reserva participam da gestão e da organização da escola, apesar de a direção e a maior parte das disciplinas continuarem a cargo de civis.

 

 

Escolas cívico-militares são diferentes aos colégios militares do Exército ou das polícias militares. Nessas unidades, toda a gestão é feita por militares.

 

 

Na maioria das escolas que utilizam esse modelo híbrido, os militares atuam no recebimento dos alunos, nos intervalos entre os turnos e no encerramento do horário de aula. Eles são pagos diretamente pelo Ministério da Defesa.

 

 

 

Com informações do G1

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: