terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Segurança Pública realiza I Encontro das Agências de Inteligência

POR | 21/08/2021
Segurança Pública realiza I Encontro das Agências de Inteligência

Imagem: Divulgação/SSP-GO

A

A Secretaria da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), por meio da Superintendência de Inteligência Integrada, realizou esta semana, entre os dias 17 e 20/08, o 1º Encontro das Agências do Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Goiás. O evento, realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT), em Goiânia, contou com ciclo de palestras, que incluem um total de 19 temas, referentes ao enfrentamento às organizações criminosas.

 

 

O principal objetivo foi promover o intercâmbio de informações e experiências entre as forças de segurança, possibilitando boas práticas nas ações de inteligência voltadas ao combate à criminalidade. O encontro reúne agentes da Polícia Civil (PCGO), Polícia Militar (PMGO), Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e da SSPGO.

 

 

O evento contou ainda com palestrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Ministério Público do Tocantins, além de representantes das forças policiais de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. Ao longo da programação foram quase 250 profissionais da segurança pública participando do encontro.

 

“O evento, além de expandir nosso olhar, otimizou a capacidade de captação, processamento, disseminação de informações e conhecimentos de interesse da segurança pública, promovendo sinergia”, explica a superintendente de Inteligência Integrada da SSP-GO, Liliane Albuquerque Amorim. “Esse é o fruto da trajetória e do amadurecimento da atividade de inteligência de segurança pública em território goiano”, ressalta.

 

 

As palestras contaram com abordagem multidisciplinar, levando em conta aspectos econômicos, sociais e culturais sobre as organizações criminosas. Entre os temas abordados, está o cenário nacional do narcotráfico e do crime organizado; o fenômeno da faccionalização do sistema prisional brasileiro; as estratégias da segurança nas divisas e fronteiras; a investigação policial de crimes cibernéticos; a aplicação da inteligência artificial na representação facial e na análise de vínculos; e a importância do emprego de meios tecnológicos nas operações de inteligência.

 

“O cenário atual exige um acompanhamento sistematizado, pautado na intercooperação com vistas à padronização de procedimentos e a implementação de soluções tecnológicas”, completa a superintendente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: