quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Segunda etapa de imunização contra febre aftosa atinge 99,13% do rebanho de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 21/12/2020
Segunda etapa de imunização contra febre aftosa atinge 99,13% do rebanho de Goiás

Reprodução / Correio 24 Horas

A

A segunda etapa da campanha 2020 de imunização em bovinos e bubalinos contra a febre aftosa atingiu 99,13% do rebanho de Goiás. A vacinação, que ocorreu do dia 1º a 30 de novembro, tinha como prazo para declaração até a última sexta-feira (18). Sendo assim, a divulgação destes dados pelo governo estadual ocorreu no sábado (19). Os números estão registrados no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

 

 

Nesta etapa, do total estimado pela Agrodefesa de 10.447.882 cabeças, foram imunizados 10.357.043 bubalinos e bovinos, ficando 90.839 animais sem a vacina, de acordo com os dados do Sidago, o que significa 0,87% do rebanho previsto que está na faixa etária de zero a 24 meses. Ainda pode ocorrer alguma pequena alteração nestes dados, uma vez que as declarações de formulário impresso que foram entregues em unidades da Agrodefesa podem ainda não ter sido inseridas no sistema.

 

 

Para José Essado, presidente da Agência, o resultado obtido nesta segunda etapa foi muito expressivo e demonstra o engajamento e responsabilidade dos pecuaristas, que demonstraram estar conscientes da importância da vacinação, tendo em vista que esta é uma das condições que, cada vez mais, abre os mercados no Brasil e no exterior para a carne produzida em território goiano.

 

 

A partir deste resultado, agora, os profissionais da Agrodefesa irão fiscalizar as propriedades que não apresentaram a declaração de imunização para tomarem conhecimento das reais situações destes pecuaristas, de forma a tomar as providências legais cabíveis, que são a multa de R$ 7 por cabeça em caso de ausência de vacinação e declaração, ou multa de R$ 300 por propriedade se o rebanho estiver imunizado, mas a declaração não tiver sido apresentada, sendo que nestas duas situações o criador fica proibido de movimentar os animais em qualquer circunstância.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: