quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Seds prepara ações para apoio à pessoas PCDs

POR Jornal Somos | 09/01/2020
Seds prepara ações para apoio à pessoas PCDs

Beecorp

A

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do Estado de Goiás promoverá em 2020 ações e executará programas do Governo de Goiás de atenção especial à Pessoa Com Deficiência (PCD). Essa é a fala divulgada hoje pela secretária da pasta, Lúcia Vânia, que explica que o estado vai garantir a esses goianos mobilidade, qualificação profissional, empregabilidade, inclusão e assistência social.

 

Ainda segundo a secretária, a Seds propôs que 10% das moradias dos programas habitacionais sejam destinados às pessoas com deficiência. “Uma de nossas metas é implantar projetos para a empregabilidade e qualificação profissional da pessoa com deficiência, para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho. Elas lutam pela oportunidade de trabalhar e nem sempre conseguem seu espaço”, explica.

 

No rol de ações está sendo criada a Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão. O objetivo, segundo a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, Luíza Vitor, é organizar a implantação da acessibilidade na sede da secretaria, situada na Praça Cívica, em Goiânia.

 

Outro projeto para este ano é a capacitação de multiplicadores de acessibilidade e inclusão nos municípios goianos. Inclusive, com foco na capacitação dos servidores da Seds, serão realizadas palestras com o tema A inclusão começa em casa, previstas para a segunda quinzena do mês de janeiro. “Os objetivos principais da Seds para 2020, na área da inclusão da pessoa com deficiência, são as melhorias nas áreas de mobilidade e empregabilidade”, explica Luíza.

 

Além disso serão adotados ainda mecanismos para otimizar o acesso ao Passe Livre da PCD, carteira de identificação do autista e passaporte do idoso em todos os municípios goianos. E, com apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, está em andamento o planejamento para a realização das conferências municipais e estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: