quinta-feira, 25 de abril de 2024

Secretário de Segurança de Goiás conta detalhes do cerco, confronto e captura de Lázaro Barbosa

POR Ana Carolina Morais | 28/06/2021
Secretário de Segurança de Goiás conta detalhes do cerco, confronto e captura de Lázaro Barbosa

Foto: TV Globo / Reprodução

O

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, explicou, na manhã desta segunda-feira (28), em coletiva de imprensa, detalhes do cerco, confronto e captura do criminoso Lázaro Barbosa, que morreu após ser baleado em troca de tiros com os policiais da força-tarefa. O corpo do assassino, que foi socorrido com vida, mas não resistiu ao chegar no Hospital Municipal Bom Jesus (HMBJ), será enterrado ao lado do túmulo de seu irmão, em um cemitério do distrito de Edilândia, em Cocalzinho de Goiás, após análise de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

 

 

“Graças a Deus nenhum policial foi ferido. Ele [Lázaro], na hora da abordagem, descarregou a pistola em cima dos policiais, e não tivemos outra alternativa se não revidar. (...) Quando ele chegou [ao hospital], já estava sem vida. Nós contamos 38 marcas de tiro. É um cálculo aproximado ainda”, contou o chefe da pasta.

 

 

Apesar da prisão e posterior morte do assassino, as investigações continuam, uma vez que ainda existem suspeitos de envolvimento nesta ocorrência há serem investigados. “As investigações não acabam aqui (...) O principal, que seria o empresário, que é um dos líderes da organização, e o psicopata, esses já não são mais um problema para essa comunidade. (...) Hoje nós encerramos mais uma etapa. (...) Agora, sai a força intensiva e fica o trabalho investigativo, até o último envolvido nesse crime”, assegurou Rodney.

 

 

Lázaro foi localizado há 4 km da casa da ex-sogra. Ele havia se dirigido ao lugar para se encontrar com a ex-mulher e a mãe dela. O lugar já estava sendo monitorado pelas forças de segurança, que tentaram capturar o foragido naquele momento, o que só foi possível posteriormente. “Nós tentamos ali já pegá-lo. Ele chegou a ameaçar alguns policiais, dizendo que se entrasse na mata atrás dele, ele daria ‘tiro na cara’. Fizemos o cerco, prudentemente, tecnicamente. Ele foi encontrado, além da arma, com cerca de R$ 4,4 mil no bolso, isso é mais uma prova de que tenha gente acobertando ele e dificultando o trabalho das forças policiais”.

 

 

As circunstâncias indicam que, possivelmente, Lázaro planejava fugir, devido ao dinheiro encontrado com ele. Segundo Rodney Miranda, os valores demonstram um desejo em fugir do estado ou até mesmo do país. “A questão de ele querer fugir, patrocinado, logicamente, mostra que tinha gente não interessada na prisão dele”, revela o secretário.

 

 

A investigação e condução do caso passará a ser inteiramente da Polícia Civil de Goiás, diferentemente da força-tarefa, onde foram integrados agentes de segurança goianos e também do Distrito Federal. O criminoso é suspeito ao menos nove delitos: roubo, estupro, sequestro, tentativa de homicídio, homicídio, furto, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de latrocínio e invasão.

 

 

A ex-mulher e ex-sogra estão sendo ouvidas para análise de envolvimento e possível culpabilidade. Até o momento, foram presas duas pessoas que podem ter auxiliado Lázaro em sua fuga: um fazendeiro de 74 anos (principal suspeito) e um caseiro de 33. A prisão do idoso foi mantida após a audiência de custódia, enquanto o funcionário conquistou liberdade provisória.

 

 

(Com informações do G1 Goiás e Metrópoles)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: