quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Divulgação/SESGO
Nesta quinta-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou a liberação da vacinação contra a influenza para todas as pessoas acima de seis meses de idade. O objetivo é atualizar o cartão vacinal de 90% da população do estado, tanto para Covid quanto para a Influenza.
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura, lamentou a baixa cobertura vacinal atingida no primeiro mês de campanha contra a influenza, que alcançou apenas 30% da cobertura total. Isso tem contribuído para o aumento de casos graves da doença e óbitos em pessoas fora dos grupos prioritários.
“Essa cobertura de 30% está muito aquém da necessidade do que a gente esperava”, disse Moura em coletiva de imprensa. A SES-GO chama a atenção para o aumento de casos graves de síndrome respiratória e de óbitos devido à influenza, especialmente em grupos mais jovens e sem comorbidades.
Atualmente, o estado registrou 16 óbitos pela doença e a chegada da temporada mais fria preocupa as autoridades de saúde. Por isso, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, anunciou que serão 900 postos de vacinação em todo o estado voltados para o dia D.
Apesar do foco no combate à influenza, os pontos de vacinação do sábado (6) também vão atualizar o cartão de vacinas da Covid. "Como a gente viu aumentar casos em pessoas mais jovens, fora dos grupos prioritários, a gente entendeu que devemos vacinar o maior número de pessoas possível", explicou a superintendente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.