quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás cria Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública de Arboviroses

POR Thaynara Morais | 25/04/2022
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás cria Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública de Arboviroses

SES-GO

A

Através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o governo de Goiás criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) de Arboviroses. A unidade coordena as ações de vigilância em saúde e assistência e tem objetivo de compartilhar informações e definir estratégias para apoiar o monitoramento e enfrentamento das arboviroses, que consistem em doenças transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya.

 

 

De acordo com o coordenador estadual de dengue, zika e chikungunya da SES-GO, Murilo do Carmo. O COE envolve membros da alta gestão dos poderes públicos e de entidades de classe. “São as pessoas que podem nos ajudar a tomar as decisões de forma mais ágil, a fim de obtermos resultados com rapidez”, afirma.

 

 

O centro permitirá a tomada de decisões para que os serviços de saúde, vigilância e assistência médica possam monitorar, agir e definir ações contra o aumento dos casos de dengue e chikungunya em Goiás. “Vamos mobilizar e unir esforços dos poderes estaduais e municipais para ações de enfrentamento ao mosquito, pois sabemos que eliminar o inseto é a melhor forma de combater as doenças que ele transmite”, avalia.

 

 

O coordenador destaca a importância da participação de cada cidadão no combate ao Aedes. “O poder público não consegue sozinho alcançar cada casa, logradouro, espaço onde o mosquito pode se reproduzir. É preciso despertar a consciência do cidadão nessa luta pela saúde de todos”, diz.

 

 

Nos próximos dias deve ser publicada a portaria que institui o COE Arboviroses. As reuniões já ocorrem desde 4 de abril, quinzenalmente às quarta-feira, após o encontro do COE do Coronavírus.

 

 

A unidade é composta por representantes de áreas técnicas das secretarias estadual e municipal de saúde, Ministério Público Estadual, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (APAHCEG), entidades de classe de profissionais de saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS-GO), Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás.

 

 

Combate ao mosquito

 

Uma série de ações no combate ao Aedes aegypti foi realizada pelo governo estadual, como a distribuição de 720 unidades de bombas costais motorizadas para os 246 municípios de Goiás; 20 bombas de UBV veiculares, contemplando todas as regionais de saúde do estado e para Goiânia e de inseticidas para as 18 regionais de saúde.

 

 

Foram promovidas pela SES reuniões de mobilização e intensificação das orientações com os gestores municipais de saúde, limpeza urbana, infraestrutura, meio ambiente, educação, comunicação, entre outros.

 

 

Ainda foram realizadas reuniões com secretários e entidades municipais, capacitações com profissionais de saúde e frentes de limpeza e combate ao vetor em vários municípios. A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES fiscalizou os municípios com maior incidência de casos e nos quais foram identificados altos índices de infestação predial durante o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro/2022.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: