sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Rede privada de educação vai acompanhar o calendário estadual e também retornará segunda-feira.
Os alunos da rede estadual de ensino de Goiás voltam para as salas de aula na próxima segunda-feira (02). As escolas funcionarão com 50% da capacidade e farão o rodízio de alunos, ou seja: as aulas online continuarão acontecendo para algumas pessoas. O regime híbrido de volta as aulas é uma determinação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Goiás (COES-GO).
A orientação da secretaria de Educação estadual é para que voltem preferencialmente os alunos que não se adaptaram as aulas a distância, alunos que não possuem acesso a internet, com dificuldades de aprendizado ou vulnerabilidade social. Os pais que não se sentirem seguros para com o retorno dos filhos, podem optar por manter os mesmos assistindo aulas online.
Para ajudar no entendimento sobre as normas e regras deste retorno, a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, realizou ao final da tarde de ontem, terça-feira (27/7), uma live falando sobre os protocolos de segurança e regras para este retorno.
Em sua fala, lembrou que "Retornam primeiro aqueles estudantes que não tinham nenhuma conectividade, depois aqueles que tiveram baixo desempenho nas avaliações, em seguida aqueles em situação de vulnerabilidade e os que estão nas séries em terminalidade, isto é, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os da 3ª série do Ensino Médio". E explicou que desde janeiro deste ano "os pais e ou responsáveis vêm sendo comunicados, contatados, de tal forma que todos os estudantes das escolas públicas estaduais sejam atendidos neste modelo híbrido".
Ainda de acordo com a Seduc, haverá “um rodízio quinzenal para o atendimento presencial escalonado dos estudantes”. E que para tal, os pais podem optar por manterem seus filhos estudando só em casa, mas, para isso, "deverão assinar, na escola, um termo de responsabilidade quanto à sua decisão". A pasta garantiu ainda que "as aulas do ensino remoto são as mesmas aulas presenciais".
E fez a indicação para que os estudantes que têm acesso à internet devem "assistir às aulas remotas, participar delas e realizar todas as atividades escolares". Já para aqueles que não têm internet em casa, é necessário buscar as atividades impressas na escola e devolverem os exercícios concluídos, "com data de recebimento e de devolutiva do material".
A Seduc divulgou um Guia de Implementação do Protocolo de Biossegurança e Medidas Pedagógicas, que traz orientações em relação a higiene, segurança e organização física das escolas.
A rede privada de ensino de Goiás irá acompanhar o calendário estadual e seguindo as mesmas orientações também retornará as aulas presenciais na próxima segunda-feira, 02 de agosto.
(Com informações do portal Dia Online)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero