quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Imagem: reprodução/secretaria economia
Empresas sonegaram mais de R$ 500 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Goiás. O fato foi revelado pela Secretaria de Economia do Estado.
Através de uma operação realizada nesta quinta-feira (28), foi desmantelado um esquema de sonegação no setor do agronegócio.
Durante a ação, foram identificadas 73 empresas que supostamente se aproveitavam de incentivos fiscais concedidos exclusivamente a fabricantes de ração animal, configurando uma prática irregular e injusta.
A operação também tinha como objetivo, combater a concorrência desleal, que prejudica as empresas que atuam de maneira legítima e honesta.
As investigações revelaram que as empresas envolvidas obtinham incentivos fiscais de forma indevida, comprometendo a arrecadação de tributos e impactando a competitividade do setor.
Além disso, foi constatado que houve manipulação de documentações no sistema de arrecadação tributária, o que agrava ainda mais as irregularidades.
De acordo com Gabriela Vitorino, superintendente de Fiscalização Regionalizada, em entrevista ao Mais Goiás, as empresas atuavam fraudando o sistema ao manipular a quantidade de produtos descrita em estoque. “Percebemos que estavam comprando milhões utilizando benefícios fiscais, mas, na verdade, apenas tinham uma máquina pequena onde jogavam três ou quatro sacos de grãos.” Essa descoberta levou a Receita a aprofundar as investigações nas empresas que se declaravam fabricantes de ração.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Rafael Guanaes de 43 anos estava no Operário-PR e comandará dragão na próxima temporada