sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/governo federal
A Secretaria da Economia emitiu um alerta aos proprietários de veículos sobre uma tentativa de golpe relacionada à cobrança de IPVA inscrito em dívida ativa.
Os golpistas têm enviado mensagens por WhatsApp, utilizando indevidamente o nome da secretaria, para enganar os contribuintes.
Nesta semana, um caso foi relatado à Superintendência de Recuperação de Crédito, responsável pela cobrança de impostos atrasados. Um golpista utilizou um perfil falso em nome da Economia para enviar mensagens informando sobre um suposto débito de IPVA na dívida ativa.
Na comunicação fraudulenta, eram destacados os riscos do não pagamento e oferecidas “condições exclusivas” para quitação de maneira rápida. A tentativa de golpe foi identificada a tempo, e as autoridades já foram acionadas.
A Secretaria da Economia orienta os contribuintes a adotar medidas de segurança para evitar prejuízos com pagamentos indevidos. De acordo com Humberto Pinheiro, supervisor de Cobrança da Gerência de Processos e Cobrança, “sempre que o contribuinte receber uma notificação por telefone, e-mail ou mensagem, é fundamental verificar a pendência pelos canais oficiais da Economia ou buscar atendimento presencial”.
Os contribuintes podem confirmar a situação do IPVA pelo site oficial da Secretaria ou pelo aplicativo EON, disponível gratuitamente para iOS e Android. Caso alguém tenha caído no golpe ou suspeite de mensagens recebidas, a orientação é denunciar imediatamente à polícia, fornecendo o maior número possível de informações para ajudar na identificação dos criminosos e no combate a esse tipo de crime.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero