sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Saúde monitora 1º caso de hepatite de causa desconhecida em criança de Goiás

POR | 20/05/2022
Saúde monitora 1º caso de hepatite de causa desconhecida em criança de Goiás

Imagem: Arquivo/Secom/SES-GO

N

Nesta quinta-feira (19/5), a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que está monitorando o 1º caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida no Estado, a chamada Hepatite Misteriosa. A paciente é uma menina de 2 anos, moradora de Aparecida de Goiânia, mas que está internada em Goiânia. Segundo a pasta, a notificação do caso foi feita no último sábado (14/5). Em entrevista ao G1, a Superintendente de Vigilância em Saúde, pertencente à SES-GO, Flúvia Amorim, a menina segue internada e tem estado de saúde regular.

 

 

Ainda de acordo com a SES-GO, existem três classificações para este tipo de hepatite: suspeito, provável ou descartado. Somente exames laboratoriais podem confirmar a classificação da doença, os quais inclusive são aguardados resultados sobre a paciente goiana, segundo informou Flúvia.

 

 

Se o caso da criança for considerado provável, a superintendente explicou que será preciso aguardar mais exames para saber qual agente causou a doença.

 

“Primeiro se descarta a causa, como viral ou bacteriana. Se todos [exames] forem negativo, vamos tentar identificar qual é o agente causador da infecção por meio de exames mais complexos”, disse Amorim ao portal G1.

 

 

Pouco mais de 1 mês depois de ter alertado sobre um novo surto de hepatite no Reino Unido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já contabilizou 429 casos e 6 mortes causadas pela doença.

 

 

Quanto ao Brasil tem 47 casos suspeitos em análise, segundo dados do Ministério da Saúde de 4ª feira (18/5). A maioria em São Paulo (14) e em Minas Gerais (7). Contudo, esses pacientes ainda precisam concluir a lista de testes para serem confirmados ou descartados. Onze casos já foram dispensados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: