quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou alerta para a importância da vacinação contra a meningite. Todo o estado conta com doses disponíveis para todos não imunizados, independentemente da idade.
A meta do Ministério da Saúde é de 95% e Goiás já registra 78,49% neste ano.
A Secretaria de Saúde de Rio Verde divulgou nesta quinta-feira (10), os locais de vacinação contra a meningite.
As Clínicas da Família dos Bairros: Anhanguera, Martins, São Tomaz, Morada do Sol, Valdeci Pires e Laranjeiras funcionarão das 07h30 às 18h30. Já a Clínica da Família do Bairro Popular, do Gameleira e o CAIS Centro funcionarão das 07h30 às 17h.
A Clínica da Família Otanira Azevedo de Souza, Olívio Antonio de Freiras e João Amaro Rezende, realizarão a aplicação da vacina contra a meningite das 07h30 às 14h.
O estado registrou desde o início do ano 107 casos notificados, com 45 confirmações e 8 óbitos por meningite. Em abril, a Secretaria de Saúde liberou o imunizante para todas as faixas etárias para ampliar a proteção seguindo a orientação do governo federal. Anteriormente, a vacina era disponível apenas para menores de 15 anos e profissionais de saúde.
Entre as vacinas ofertadas pelo SUS e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, estão:
- a meningocócica conjugada sorogrupo C;
- a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada);
- a vacina pentavalente; a BCG;
- a vacina meningocócica ACWY (conjugada).
A avaliação acerca do imunizante adequado à cada pessoa é feita pelo profissional de saúde.
Meningite
A meningite se trata de um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, também pode gerar sequelas e levar a óbito. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As mais preocupantes são as meningites bacterianas, por possuírem o potencial de produzir surtos e casos graves.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.