quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Saúde edita novo protocolo e libera cloroquina para todos os estágios da Covid-19

POR | 20/05/2020
Saúde edita novo protocolo e libera cloroquina para todos os estágios da Covid-19

Foto: Agência Pará

H

Hoje de manhã, quarta feira (20), o Ministério da Saúde editou novo protocolo para tratamento de pacientes com Covid-19, autorizando o uso da cloroquina e hidroxicloroquina. A ação segue a preferência já indicada pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto do ministério diz que o medicamento pode ser prescrito em todos os estágios da doença, antes só havia autorizado para pacientes em estado grave. Desta forma, o uso do medicamento ficará sob a responsabilidade do médico e precisa ter a concordância do paciente.

"Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clinicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, conforme modelo anexo", diz o texto.

 

O protocolo diz ainda que o "uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde".

 

Goiás

Ontem, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás publicou nota sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com coronavírus. Segundo a pasta, o manejo do medicamento em pacientes goianos segue critérios em evidências científicas e recomendações do Ministério da Saúde, o qual não autorizou ainda o uso da medicação para pacientes com sintomas leves. E ainda acrescentou que tem acompanhado de forma regular como esse medicamente tem sido tratado pela literatura mundial, por meio de estudos relacionados ao assunto. Desta forma, é explicado que em pacientes graves o medicamento pode ser utilizado. Além disso, existem estudos clínicos em andamento no País e Goiás faz parte destes.

Agora provavelmente com este novo protocolo, deverá ser modificado o tratamento dado aos pacientes goianos e em tratamento pelo novo coronavírus.

 

Confira a nota da SES-GO na íntegra:

“O manejo farmacológico para pacientes com Covid-19 adotado pela SES-GO segue critérios baseados mas melhores evidências científicas e recomendações do Ministério da Saúde, o qual não autorizou ainda o uso da medicação para pacientes com sintomas leves. Independente disso, a SES-GO tem acompanhado regularmente na literatura mundial todos os estudos relacionados ao assunto e não há evidência científica conclusiva sobre o benefício desse tratamento.”

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: